sexta-feira, 17 de junho de 2011

Porto do Saber realiza palestra sobre inclusão

Apresentação será a partir das 18 horas no Espaço Flex

A educação inclusiva é o tema de uma palestra que será apresentada sexta-feira (17) no Espaço Flex, no Porto do Saber, no Bairro Boqueirão. O evento acontece a partir das 18 horas, com entrada gratuita e aberta ao público. O Porto do Saber é mantido pela Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande.


Os palestrantes serão Márcia Duarte e Anguair Gomes e ambos têm mais de 25 anos de experiência na área. Márcia é pedagoga, com habilitação e Especialização na área de Deficiência Intelectual; Psicóloga; Psicopedagoga; Pós-Graduação em Psicologia Clínica; Administradora Escolar, Orientadora Educacional e Supervisora Escolar. Ela também é chefe de Divisão de Educação Especial da Secretaria de Educação de Praia Grande, desde 2006.


Gomes é escritor, dramaturgo e pedagogo com habilitação em Deficiência Intelectual e Especialização e Educação Infantil. Possui mais de 25 anos de experiência na área de Educação. Autor do Livro Infantil “Zabelinha histórias que a vovó contava”. Atualmente, ele é chefe de Seção de Educação Inclusiva da Rede Municipal de Praia Grande e Coordenador do Ponto de Cultura “Aldeia das Artes”, do serviço de acolhimento Casa Crescer e Brilhar em São Vicente.


De acordo com Márcia, o direito de todos a uma escola de todos e para todos, sem exclusão, descriminação e preconceito é o lema da Educação e da Constituição. A inserção de alunos com deficiência na escola “regular” mudou as perspectivas da Educação em geral e da sociedade, pois as soluções encontradas para atender o aluno com deficiência estão contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino em geral.


“A escola é um dos espaços para que a cooperação, o diálogo, a solidariedade, a criatividade e o espírito crítico sejam exercidos pelos alunos, pois são habilidades mínimas para o exercício da verdadeira cidadania”, afirma Márcia Duarte.


A Secretaria de Educação de Praia Grande, por meio da Divisão de Educação Especial, desenvolve há 13 anos a inclusão de alunos com deficiência, com reconhecida qualidade e respeito à diversidade.


“O público do Espaço Flex é bastante diversificado. Porém, temos registrado um grande número de universitários, inclusive de Pedagogia. A palestra procura atender aos estudantes, professores já formados e ao público interessado neste tema tão relevante e pertinente para nossos dias: a inclusão”, disse o chefe da Divisão de Cultura nas Escolas da Seduc, Renato Rodrigues Paes.


Além do Espaço Flex, o Porto do Saber reúne num só lugar biblioteca com 25 mil livros, espaço digital com 20 computadores conectados à internet. No segundo andar, há o Porto das Artes, uma área para aulas culturais (dança, teatro, música e artes visuais) e uma sala de cinema com 44 lugares.


No site do Porto do Saber (http://portodosaber.phlnet.com.br), criado em abril deste ano, o internauta pode consultar o acervo de livros e até mesmo reservar o exemplar desejado ou renovar seu empréstimo sem sair de casa. Para utilizar esse serviço, o interessado deve fazer o cadastro pessoalmente de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h45, levando o RG original e um comprovante de residência atualizado com CEP. Após esse processo, os acessos já podem ser feitos diretamente pela internet.


O endereço é Avenida São Paulo, 900, esquina com a Rua Dair Borges, no Bairro Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce).

Nenhum comentário:

Postar um comentário