terça-feira, 2 de agosto de 2011

PG qualifica 13 modalidades para Jogos Abertos

Resultado extra-oficial aguarda homologação pela Secretaria Estadual

Encerrada as disputas da primeira divisão do 55º Jogos Regionais (JR) do Estado de São Paulo, em Santo André, a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) de Praia Grande, extra-oficialmente ( necessita de confirmação da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo – Selt, o que deve ocorrer após o dia 15 de agosto), acredita ter classificado 13 modalidades e mais de 150 atletas, para a disputa do 75º Jogos Abertos do Interior (JAI), que ocorrem em novembro, em Mogi das Cruzes. Nos JAI, Praia Grande disputa a segunda divisão.


Na categoria até 21 anos, Praia Grande competirá no basquete masculino, handebol feminino (F) e masculino (M), tênis de mesa M, xadrez M e F; além de ginástica artística F sub-14 e M sub-16. Na livre (sem limite de idade), o Município disputará atletismo e natação para pessoas com deficiência (PCD) M/F livre; atletismo F, capoeira F, caratê F, tênis de mesa F e vôlei de praia F. Também disputa o boxe M/F e a luta olímpica M/F, modalidades existentes apenas no JAI.


Classificação – Os Jogos Regionais selecionam atletas e equipes para os Jogos Abertos. Ambos são realizados anualmente. A classificação pode ocorrer por equipes, índices individuais (como na natação e no atletismo), colocação nos JAI do ano anterior e ainda convite da Secretaria Estadual. No caso de dupla classificação, a cidade subseqüente na colocação dos JR do ano vigente garante a vaga. O município sede também está assegurado em todas as disputas.


A participação nos JAI adota determinados critérios. Para primeira divisão, qualificam-se os três municípios melhores colocados na classificação geral dos Jogos Abertos do ano anterior; a cidade campeã geral, de cada uma das oito regiões esportivas dos JR; e o município sede dos Jogos Abertos, podendo este disputar todas as modalidades que tenha participado nos JR do mesmo ano.


Excluídos os integrantes classificados para a primeira divisão e da classe especial dos JAI, são selecionados para a segunda divisão os dois melhores colocados da primeira série e mais o melhor classificado da segunda divisão, por modalidade, categoria e sexo dos JR. Já a divisão especial pode ser disputada pelas cidades que possuem equipes de alto nível, que joguem os principais campeonatos do País, nas modalidades de basquetebol, handebol, voleibol (ambos os sexos), futsal e xadrez (masculino), por critérios estabelecidos pela Coordenadoria de Esporte e Lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário