terça-feira, 9 de agosto de 2011

Sectur abre inscrições para 18º Salão de Artes Plásticas

Um dos mais importantes salões de artes do País retorna em novembro

Estão abertas inscrições do 18º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande. Podem participar artistas plásticos de todo o Brasil e exterior, nas categorias pintura, escultura, gravura, fotografia, desenho ou objeto. Retornando oficialmente ao Município após seis anos de sua última edição, o Salão de Artes Plásticas de Praia Grande – então considerado um dos mais importantes do País – deve distribuir até R$ 20.000,00 em premiações. As inscrições terminam dia 26 de setembro. Outras informações através do telefone (13) 3496-5713.


Para participar, os artistas interessados devem inscrever três obras em apenas uma das categorias disponíveis. As inscrições são efetivadas mediante o preenchimento da ficha de inscrição, disponível para download no Blog do Palácio das Artes (www.palaciodasartespg.com.br), ou para retirada na seção de Ação Cultural do PDA (Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1600, Bairro Boqueirão), e sua entrega em mãos ou via correio neste mesmo endereço, acompanhada de uma fotografia colorida de cada obra, bem como um depoimento resumido sobre cada uma, além de um breve currículo do artista.


O resultado da primeira fase deve ser divulgado a partir de 30 de setembro, e os vencedores da segunda etapa, em 4 de novembro. O 18º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande abre suas portas ao público no dia 10 de novembro e segue até janeiro, com a expectativa de oferecer aos seus visitantes o que há de melhor na produção contemporânea de arte brasileira.


Realizado de 1989 a 2005, o Salão de Artes Plásticas ganhou credibilidade por premiar obras representativas no cenário artístico de cada época. Durante as últimas dezessete edições, o Salão premiou talentos como Frederico Dalton, Sergio Dório, André Komatsu, Bettina Vaz Guimarães e Christina Meireles, alguns sem grande notoriedade até então. O corpo de jurados responsável pela seleção das obras – escolhidos entre os principais nomes das artes plásticas no País – trouxe para a vitrine da arte contemporânea brasileira obras como Não Lugar 3 e 2, de Sergio Dório e Prana I, II e III, de Denise Agasi, hoje pertencentes ao acervo da Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande.


“Um Salão de Artes é uma escada importante para que o artista – que só é verdadeiramente reconhecido quando é premiado - possa galgar seu espaço. Além disso, o Salão de Artes Plásticas de Praia Grande deve voltar a ser o maior evento cultural de nossa Cidade, colocando-nos em link direto com o cenário de produção de arte contemporânea brasileira. Estamos extremamente felizes em retomar esse projeto, que deve voltar a ser uma tradição no Município, agora que temos no Palácio das Artes um local adequado para abrigar um acervo tão representativo”, comemora o secretário de Cultura e Turismo do Município, Carlos Ananias Lobão.


Todas as obras inscritas no 18º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande tornam-se automaticamente parte do acervo da Secretaria de Cultura e Turismo do Município. A chefe da seção de Ação Cultural da Sectur, Maria de Lourdes Marszolek, calcula que em 2011 cerca de 60 obras sejam adicionadas ao acervo, que já conta com nomes expressivos. “Mais do que incentivar a produção de arte no País, o Salão de Artes Plásticas promove o acesso da população a essas obras, que sempre serão expostas gratuitamente. Atualmente, a Sectur trabalha na formação do primeiro Museu da Arte Contemporânea da Baixada Santista, que com certeza contará com peças do 18º Salão de Praia Grande”.


Em sua 17ª edição (2005), cadernos conceituados já apontavam o Salão de Artes Plásticas de Praia Grande como um dos mais concorridos do País. Além do nível e da qualidade da exposição, artistas brasileiros e até estrangeiros eram atraídos pela premiação, na época de R$ 10 mil em dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário