quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Portos de Leituras tem 400 livros emprestados

Iniciativa começou na semana passada, em dois terminais de ônibus


O projeto Portos de Leitura registrou 400 livros emprestados nos primeiros dias de implantação nos dois terminais de ônibus de Praia Grande. A iniciativa da Secretaria de Educação (Seduc) oferece títulos de vários gêneros como romances, religião, filosofia, artes. O detalhe é que os livros podem ser emprestados que o leitor, ao terminar o livro, devolva o exemplar.
Os Portos de Leitura foram por qualquer pessoa sem necessidade de cadastro. A ideia é fazer com entregues nos terminais de ônibus Tatico e Tude Bastos pelo prefeito, na semana passada. “Essa iniciativa da Seduc é muito bem-vinda e será um sucesso. Além de incentivar a leitura, nosso objetivo é facilitar o acesso aos livros e resgatar a cidadania das pessoas”, disse o chefe do executivo municipal, durante a entrega do Porto de Leitura do Terminal Tude Bastos, no dia 28 de dezembro.
A secretária de Educação afirmou que o projeto coloca em prática a relação de confiança entre a Administração e a população, pelo zelo e conservação do bem público. “O projeto é pioneiro em nossa região e a melhor forma de oferecer esse acesso aos livros é estar presente nos terminais de ônibus, por onde passa grande parte da população”, disse.
“A reposição dos livros é feita a cada semana e os gêneros mais procurados nos primeiros dias foram Literatura Estrangeira, Auto-ajuda e Espiritismo. Somente no Terminal Tatico foram retirados cerca de 300 livros nos primeiros três dias”, explica a bibliotecária Lucilena Bragion de Micco.
Foram instaladas duas estantes (cerca de 500 livros em cada terminal), onde os usuários dos ônibus têm acesso a exemplares de vários gêneros. A devolução dos livros pode ser feita no Porto do Saber, que reúne em um só lugar biblioteca com mais de 25 mil livros, espaço digital com 20 computadores conectados à internet e a escola municipal Porto das Artes, para aulas culturais (dança, teatro, música e artes visuais) dos alunos do projeto SuperEscola.
        O Porto do Saber fica na Avenida São Paulo, 900, esquina com a Rua Dair Borges, no Bairro Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce).

Nenhum comentário:

Postar um comentário