terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Vasectomia e laqueadura já estão disponíveis em PG

Métodos contraceptivos definitivos integram Programa de Planejamento Familiar
Na próxima semana, começam a ser realizadas em Praia Grande cirurgias de laqueadura e vasectomia, como parte do Programa de Planejamento Familiar da Secretaria de Saúde Pública (Sesap). Até o momento, existem mais de 800 pessoas interessadas em se submeter aos procedimentos contraceptivos, considerados irreversíveis. Inicialmente, serão priorizadas gestantes iterativas (com duas ou mais cesáreas) e pacientes com indicação médica para as cirurgias.
A implantação dos métodos de contracepção definitivos acontece na Semana da Saúde da Mulher, que contará com várias atividades, como palestras e exames de prevenção de doenças como câncer de mama e de colo do útero. Os procedimentos cirúrgicos acontecem no Complexo de Saúde Irmã Dulce, mas a seleção dos interessados ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município.
No Programa de Planejamento Familiar da Sesap já são disponibilizados os métodos contraceptivos reversíveis, com anticoncepcionais orais e injetáveis; preservativos masculinos e femininos; diafragmas e o dispositivo intrauterino, conhecido como DIU. Para implantação das laqueaduras e vasectomias, a secretaria capacitou profissionais de várias especialidades, como Ginecologia, Urologia, Psicologia, além de enfermeiros e assistentes sociais.
Para o secretário de Saúde Pública, o objetivo principal é evitar a mortalidade de mães e filhos por gestações consecutivas. “Existem muitos casos de mães com oito ou nove gestações, muitas delas com quadro de diabetes, hipertensão ou doenças crônicas, que necessitam desses procedimentos. São condições em que os métodos anticoncepcionais definitivos são uma forma de salvar vidas”, ressaltou.
O programa segue uma série de critérios determinados pelo Ministério da Saúde, que prevê detalhada avaliação do interessado em se submeter às cirurgias. Entre as exigências para as operações, o interessado deve ter mais de 25 anos de idade ou dois ou mais filhos.
Após procurar uma unidade de saúde, o paciente é encaminhado à Unidade Básica de Saúde do bairro Aviação, onde, além de responder a diversos questionamentos, ficará ciente de que, caso se enquadre nas condições exigidas para os procedimentos, não poderá ter mais filhos. Conforme dados da Sesap, a taxa de arrependimento após as cirurgias é reduzida.
Para saber mais a respeito, basta ligar para o telefone 3496-5202 ou acionar o e-mail: planejamentofamiliar@praiagrande.sp.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário