segunda-feira, 30 de maio de 2011

Alunos fazem ‘tour’ por bibliotecas

Estudantes conhecem o Porto do Saber e a Biblioteca Ambiental, no Portinho


Semanalmente, cerca de 120 alunos de escolas municipais participam do projeto “Conhecendo a biblioteca de Educação Ambiental”, que promove um tour pelos ambientes do Porto do Saber e da Escola Ambiental, no Portinho. O objetivo é divulgar os diversos serviços e espaços que fazem parte desses locais, especialmente a biblioteca temática da Educação Ambiental.


No passeio, os alunos conhecem os ambientes do Porto do Saber (biblioteca, Espaço Net e Porto das Artes) e depois vão à Escola Ambiental, no Portinho, onde conhecem a Biblioteca Ambiental e recebem informações sobre seu acervo bibliográfico e materiais disponíveis para pesquisas ecológicas.


A estudante Gabriela Palomo Ortega, de 11 anos, que participou do projeto na última semana, já conhecia o Porto do Saber, mas nunca tinha ido à Biblioteca Ambiental. “É interessante saber que temos esse espaço pra poder aprender mais sobre o meio ambiente”, disse. Já a aluna Yasmim Santos, de 12 anos, não conhecia nenhum dos dois locais. “Foi tudo novidade pra mim. Gostei muito. Adoro ler e vou me cadastrar pra poder pegar emprestados alguns livros do Porto do Saber”, comentou.


A coordenadora da Educação Ambiental, Glória Bruno, explica que a biblioteca temática possui um acervo de 1.200 livros. “Todos tratam de temas ambientais, como desenvolvimento sustentável, saneamento, reciclagem, fauna e flora dos ecossistemas brasileiros, legislação ambiental, entre outros assuntos. Tem material para todos os níveis, desde Educação Infantil até o nível universitário”, destaca.


O chefe da Divisão de Cultura, Renato Paes, enfatiza que, assim como o Porto do Saber, a Biblioteca Ambiental também está aberta ao público de todas as idades. “Qualquer pessoa, sendo estudante ou não, pode visitar a biblioteca para pesquisar sobre o meio ambiente”, diz, comentando sobre o sonho de contar com outras bibliotecas temáticas na Cidade. “Sonhamos, ainda, em oferecer ao público uma biblioteca de esporte e outra de arte e história”.


Projeto - A Biblioteca Ambiental faz parte do projeto Porto do Saber, que se refere não apenas ao complexo cultural do Boqueirão, mas denomina um programa que visa à implantação de bibliotecas escolares e comunitárias em vários pontos da Cidade. O Porto do Saber do Boqueirão é a matriz do projeto, que prevê a entrega de outras três bibliotecas comunitárias, além de 15 escolares. A Biblioteca Ambiental é considerada o primeiro “filhote” do projeto Porto do Saber.


O espaço está aberto ao público de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas, na área de lazer Ézio Dall’Ácqua (Portinho), que fica na Rua Paulo Sérgio Garcia, no Sítio do Campo, próximo à entrada da Cidade. Já o Porto do Saber funciona das 8 às 18 horas, também de segunda a sexta e fica na Avenida São Paulo, esquina com a Rua Dair Borges, no Bairro Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce). Mais informações no telefone 3496-5358 e 3496-5257.

Nenhum comentário:

Postar um comentário