quarta-feira, 25 de maio de 2011

Membros do Comitê Organizador da Olimpíada de 2016 vêm a PG

Integrantes da Sejel participaram de reunião no Rio de Janeiro


Em agosto, seis integrantes do Comitê Organizador das Olimpíada e ParaOlímpada de 2016, que ocorrem no Brasil, vêm a Praia Grande para avaliar as condições técnicas e de infra-estrutura que a Cidade possui para sediar treinamentos pré-jogos das competições. Na última segunda-feira (23), na Escola Naval, no Rio de Janeiro, membros da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) participaram de reunião com dirigentes do Comitê e representantes dos demais 355 municípios aprovados na primeira fase classificatória (eram 437 inscritos).


“Na reunião nos foi mostrado através de vídeos, exemplos de outras localidades que sediaram estes eventos pré-jogos. Agora precisamos cumprir tarefas burocráticas e aguardar a visita dos integrantes do Comitê Organizador”, revelou o professor Fabiano Nepomuceno. “Temos dois fatores positivos muito ressaltados no encontro: nossa aclimatação, muito parecida com a do Rio de Janeiro, e qualidade-quantidade de equipamentos desportivos”.


Chefe – Nepomuceno esteve na cidade carioca, acompanhado pelo chefe da Divisão de Treinamentos e Esportes Competitivos da Sejel, professor Daniel de Lima Melo. “É a primeira vez que Praia Grande participa de algo do gênero. A idéia nasceu após uma conversa entre o prefeito Roberto Francisco dos Santos e o secretario José Carlos de Souza. Em resumo, elaboramos um projeto que pleiteia trazer delegações de outros países para cá. Destacamos toda a infra-estrutura esportiva existente na Cidade, condições de translado, atendimento médico e hospedagem. Fomos aprovados na primeira etapa classificatória, mas ainda existem diversas outras até a decisão final”, esclareceu Melo.


O que é – O Comitê Organizador das Olimpíada e ParaOlímpiada de 2016 vai identificar cidades em todo o país que tenham condições esportivas (instalações), requisitos técnicos e logísticos; objetivando que delegações estrangeiras possam trazer atletas para este locais, viabilizando treinamentos e adaptação ao clima brasileiro. Puderam participar da primeira fase classificatória (que ocorreu de fevereiro a março deste ano), cidades, empresas e instituições (público ou privada) do ramo esportivo com instalações que atendessem a demanda.


Por fim (após várias etapas seletivas), em janeiro de 2012, os representantes dos Municípios aprovados pelo Comitê Organizador assinam termo de compromisso pelas instalações esportivas que tenham cumprido as exigências do regulamento, e a posterior farão parte do Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016, que será lançado durante os Jogos Olímpicos Londres 2012. Uma Comissão Avaliadora multidisciplinar, formada por até 15 membros do Comitê Organizador Rio 2016, com apoio dos Comitês Olímpico e ParaOlímpico Brasileiro; e Ministério do Esporte, avalia a adequação dos locais às exigências do regulamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário