terça-feira, 31 de maio de 2011

Secretários prestigiam reunião dos Jogos Escolares

Mandatários da Sejel e Seduc estiveram no auditório Jornalista Roberto Marinho

Os secretários de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), José Carlos de Souza; e Educação (Seduc), Maura Lígia Costa Russo, prestigiaram a primeira reunião dos Jogos Escolares de Praia Grande 2011 (Wizard, Persianas Bom Estilo e Faculdade do Litoral Sul Paulista - FALS). O evento expôs o regulamento do torneio a diretores e professores das instituições de ensino. O encontro ocorreu na terça-feira (31), no auditório Jornalista Roberto Marinho (Bairro Mirim).


“O grande diferencial de Praia Grande é a continuidade da política pública educacional esportiva. Apesar da mudança de governantes, manteve-se a continuidade do trabalho”, destacou Souza. “O Programa SuperEscola tem sido um grande referencial da Cidade e vem sendo ampliado desde 2001. Os resultados são vistos em competições nacionais, internacionais e nos nossos Jogos Escolares”.


Maura concordou com a explanação e acrescentou: “Praia Grande é hoje, um exemplo de integração entre esporte e educação. Temos lutado arduamente para possibilitar a retirada dos jovens das ruas. Construímos os equipamentos esportivos e não os deixamos ociosos. O Programa Superescola fornece condições para o jovem crescer integralmente, para ser um cidadão melhor amanhã”.


Arbitragem – Para evitar reclamações e problemas, os Jogos Escolares de Praia Grande 2011 estão inovando. As arbitragens do evento, antes realizada pelos professores de educação física das próprias escolas e da Cidade, agora passa a ser conduzida por profissionais das Ligas Municipais e Regionais. Vale frisar que o evento, que começa em agosto, envolve alunos de 10 a 17 anos


Novidades – Para esta temporada, foram criadas divisões de faixas etárias. Na A, estão os alunos nascidos entre 1994 a 1996 (17 a 15 anos). Na B, os de 1997 a 2001 (14 a 10 anos). Nos torneios de caratê e judô disputam jovens de 1994 a 2001 (17 a 10 anos). Na natação, damas, tênis de mesa e xadrez, as divisões ficaram assim A (1994 a 1996 – 17 a 15), B (1997 e 1998 – 14 e 13) e C (1999 a 2001 – 12 a 10).
A competição continua a ser disputada em módulos. No primeiro módulo, está o atletismo (envolve categorias A e B). No segundo, encontram-se as disputas de xadrez, tênis de mesa e damas (A, B e C); caratê e judô (1994 a 2001). No terceiro, aparece a natação (A, B e C). No quarto, são as modalidades de praia, futebol (B), handebol (A) e vôlei (A). No quinto, rolam os jogos de futebol de campo (A). No sexto, ocorrem partidas de quadra, basquete, futsal, handebol e vôlei (A ou B – opção da escola).


Está determinado em regulamento que todos os alunos (de escolas públicas e privadas) devem apresentar documento de identidade (RG) original para competir. O certame tem início previsto para agosto. Cada esporte soma pontos para as escolas. O primeiro colocado recebe nove pontos. O segundo, fatura sete. E assim decresce até o oitavo, que ganha um ponto.


Desta somatória sai o campeão do certame. As inscrições para os Jogos Escolares de Praia Grande 2011 começam em junho, na Fábrica do Esporte Mestre Yoshihide Shinzato (Bairro Boqueirão). Outras informações podem ser obtidas no telefone 3471-7619 e no e-mail sejelcompeticoes@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário