quarta-feira, 15 de junho de 2011

Carateca de PG disputa Campeonato Brasileiro Júnior

Caroline de Lima destaca-se no katá (apresentação de movimentos)




A carateca de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel - e Educação – Seduc; Liga Municipal – LPK e Associação de Pais - APK), Caroline de Lima, disputa de sexta-feira (17) a domingo (19), na cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, o Campeonato Brasileiro, categoria júnior (16 e 17 anos), certame regido pela Confederação Nacional (CBK).


Caroline compete no katá (apresentação de golpes imaginários na qual avalia-se a perfeição dos movimentos), 2º kyu e acima (faixa azul a marrom). A atleta do Município conquistou a vaga para o torneio brasileiro, em maio, na cidade de Valinhos, quando conquistou medalha de prata no Campeonato Paulista.


Nascida em São Paulo e moradora do Bairro Mirim há mais de 11 anos, Caroline começou no caratê na escolinha da Prefeitura Municipal, com o mestre Jorge Yoshimura (faixa preta 7º Dan) e treina há seis anos. Estuda no Colégio Objetivo Praia Grande (Bairro Tupi). Nesta temporada, foi pré-convocada para integrar a seleção brasileira da modalidade, que disputa o Campeonato Sul-Americano, de 28 de junho a 3 de julho, em Assunção, no Paraguai.


Em 2010, Caroline foi o grande destaque de Praia Grande no 9º Mundialito de Caratê-Do e Kobu-Do (utilização de aramas típicas da tradição japonesa). Ela faturou cinco medalhas de ouro: uma no katá (formas) e quatro no kobu-do. Caroline brilhou nas provas de BO (bastão), Nunchaku (dois pedaços de madeira unidos por uma corrente de ferro), Tunqua (bastão de defesa pessoal) e Sai (punhal de metal). Foi ainda campeã paulista e estadual escolar de katá.


Em 2009, no Marrocos, disputou o Campeonato Mundial, categoria katá equipe. Competiu contra atletas de 17 países e ficou entre as 30 melhores do planeta. Garantiu vaga para o Mundial ao obter o vice-campeonato Pan-Americano. No mesmo ano, obteve o terceiro lugar nos Campeonatos Paulista e Brasileiro, e venceu a 5ª Copa Praia Grande. Em 2008 sagrou-se campeã paulista de katá e venceu a 5ª Copa Oswaldo Justo. Em 2007, obteve medalha de prata no Paulistão e ficou em quinto lugar no nacional. Em 2006 terminou o certame estadual na quinta colocação.


Treinos - Os caratecas da Cidade (equipe de competição) treinam em horários distintos, em quatro Academias: Yoshimura Kyokai/Sejel (Sensei Jorge Yoshimura - Bairro Boqueirão), Yamato Dojo (Gledson Paiva - Anhanguéra), Seikan (Márcio Papi – Tupi), Kami Dojo (Roberto Rodrigues - Samambaia) e Academia Gladiators (Rodrigo Inácio – Tupi). Outras informações podem ser obtidas na Sejel, telefone 3472-4426.

Nenhum comentário:

Postar um comentário