segunda-feira, 27 de junho de 2011

Chegada da imagem de São Pedro abre homenagens a padroeiro de PG

Encenação precedeu chegada oficial da imagem, no sábado (25)

A emoção foi o ponto alto da chegada oficial da imagem de São Pedro à Praia Grande, no sábado, dia 25. Precedida pela encenação “Pedro Pescador”, executada por mais de 100 artistas e coralistas, na Área de Lazer Ézio Dall’acqua, mais conhecida como Portinho, a imagem de São Pedro desembarcou no Município sob fortes aplausos dos fiéis, trazida em um barco pelas mãos de pescadores. Restaurada, a imagem foi carregada em procissão até a Capela Nossa Senhora da Guia, de onde seguiu em carreata até a Igreja Santo Antônio, no Bairro Boqueirão.


“Foi uma cerimônia linda, que confraternizou os presentes em torno da fé e da alegria em festejar pela primeira vez o dia do padroeiro de Praia Grande de maneira oficial”, comemorou o secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Carlos Ananias Lobão. “A encenação foi belíssima, e recebeu a imagem de São Pedro de uma forma muito bonita”.


Com cerca de uma hora de duração, “Pedro Pescador” uniu alunos de teatro do Palácio das Artes, atores, voluntários e 70 coralistas que, comandado pela maestrina Marisa Landuci se misturaram ao público para entoar a trilha sonora da apresentação. Cânticos litúrgicos, canções populares e de compositores consagrados como Dorival Caymmi compuseram no repertório. “Pedro Pescador” contou a história de uma vila de pescadores fictícia, que presencia um milagre no dia de São Pedro, e foi totalmente idealizada pela equipe de Ação Cultural do Palácio das Artes.


Ao fim da apresentação, os espectadores puderam ver, vindo ao longe, um barco de pesca todo iluminado, que trazia a imagem de São Pedro. Imediatamente, os presentes acenderam velas e aplaudiram sua chegada e passagem. Emocionado, o padre Joseph Thomas, da paróquia Nossa Senhora das Graças, do Bairro Ocian, falou sobre o processo que oficializou o santo como padroeiro do Município. “Esse é um pedido muito antigo da comunidade de Praia Grande, que finalmente foi atendido. Só temos a agradecer ao prefeito Roberto Francisco, que entendeu a importância do reconhecimento oficial de São Pedro como padroeiro de Praia Grande e nos deu esse presente, decretando o dia 29, dia de São Pedro, como feriado Municipal. Hoje estamos aqui, comemorando oficialmente a proximidade deste dia. É um momento histórico, e me sinto muito feliz em estar presente e fazer parte desta história”.


Já o padre Tadeu Lima, da paróquia Santo Antônio, bairro Boqueirão, exaltou a religiosidade da data. “É um momento muito bonito da fé, expressada um gesto público, de devoção. Pedro foi um homem simples, do povo, mas que encontrou em Jesus uma resposta de vida. Pedro como pescador de peixes, recebe de Jesus a missão de ser pescador de homens e dedica a isso sua vida. Hoje é um dia de festa, em que a comunidade celebra a sua fé em Deus e a alegria de recebê-lo”.


Até o próximo dia 29, as paróquias de Praia Grande seguem uma programação de carreatas e celebrações em comemoração ao primeiro ano oficial do padroeiro de Praia Grande. Confira:






Dia 27/06/2011 – Segunda – feira – Paróquia Santo Antonio/ Paróquia Nossa Senhora das Graças.
18 horas – Carreata até a Paróquia Nossa Senhora das Graças – Ocian
19 horas - missa do 2º dia do Tríduo – Ocian.

28/06/2011 – Terça- feira – Paróquia Nossa Senhora das Graças / Igreja São Pedro Apóstolo.
18 horas – Carreata até a Igreja São Pedro Apóstolo - Caiçara
19 horas - missa do 3º dia do Tríduo.

Dia 29/06/2011 – Quarta-feira
Av. Presidente Kennedy – Caiçara
9 horas - Missa para a comunidade e veneração da imagem até 18 horas (Igreja São Pedro Apóstolo)
16 horas – Apresentação de grupos de dança de rua, palhaços, corais e brinquedos infláveis
19 horas - Missa solene municipal
20h30 – Entrega da duplicação e urbanização da Avenida Presidente Kennedy e entrega da reurbanização da Praça São Pedro
21h30 – Show com a banda Anjos de Resgate


O Padroeiro – Conta a história que São Pedro foi escolhido o padroeiro do Município porque, em meados de 1900, quando ainda era um bairro de São Vicente, Praia Grande tinha como uma de suas principais fontes de renda a pesca. Os pescadores devotos de São Pedro realizavam uma procissão por toda extensão da orla com a imagem do santo, para agradecer a boa pesca e pedir proteção durante o resto do ano. Esta homenagem coincidia com os festejos de São Pedro, no dia 29 de junho, quando se realizava uma grande festa com danças e comidas típicas.


Após reivindicações dos fiéis por um lugar de honra para a imagem, ela foi posta na Capela Santo Antonio, a primeira construída no Município. Somente na década de 1970, os fiéis conseguiram um terreno no Bairro Caiçara para erguer a Igreja São Pedro Apóstolo. Por volta de 1977, a comemoração deixou de ser realizada, e retomada em 1980. Hoje faz parte do calendário oficial de Praia Grande, conforme lei municipal 1347/2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário