quarta-feira, 1 de junho de 2011

Filme sobre catadores de lixo é atração no Porto do Saber sexta-feira (3)

Sessão única acontece a partir das 18 horas no Porto do Saber


O filme “Lixo Extraordinário”, com direção de Lucy Walker, e que concorreu ao Oscar deste ano, será a atração desta sexta-feira (3), no Espaço Flex. A sessão única acontece a partir das 18 horas, no Porto do Saber (Bairro Boqueirão). A entrada é gratuita. O evento é promovido pela Secretaria de Educação (Seduc).


Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro.


Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.


“O cinema é uma arte que engloba a todas as outras e este documentário, que concorreu ao Oscar 2011, será seguido de um debate. É um prazer ter em nosso espaço este momento, seguido de reflexões e formação de consciências críticas”, afirma chefe da Divisão de Cultura nas Escolas da Seduc, Renato Paes.


Ao final do filme, haverá um debate sobre o tema, com mediação da pedagoga e historiadora Monica Solange Rodrigues e Silva, que também faz parte da Divisão de Programas e Projetos Habitacionais da Secretaria de Obras Públicas e Habitação (Seop). Em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos (Seurb), a Seop desenvolve projeto sócio-cultural com trabalhadores da Coopervida.


“A exibição do documentário ‘Lixo Extraordinário’ faz parte de um conjunto de ações que tem como objetivo oportunizar aos cooperados elementos de reflexão sobre sua prática cotidiana, valorização e reapropriação de identidades coletivas e transformação da realidade social. Ao mesmo tempo, a exibição do documentário no Porto do Saber é uma oportunidade para que esse grupo conheça esse importante espaço cultural da cidade”, explica Monica.


O Espaço Flex pode ser utilizado pela comunidade, para realização de atividades culturais. Os Interessados podem obter informações pelo telefone 3496-5358.


Além do Espaço Flex, o Porto do Saber reúne num só lugar biblioteca com mais de 25 mil livros, espaço digital com 20 computadores conectados à internet e a EM Porto das Artes, com aulas culturais (dança, teatro, música e artes visuais) de alunos do projeto SuperEscola.


O Porto do Saber fica na Avenida São Paulo, 900, esquina com a Rua Dair Borges, no Bairro Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce).

Nenhum comentário:

Postar um comentário