quinta-feira, 16 de junho de 2011

Queda de idosos é tema de palestras, dia 22

Evento acontece no Conviver Guilhermina e será aberto ao público em geral



O grupo de apoio aos familiares de pacientes com a alzheimer, do Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas), promoverá no dia 22 de junho, debate sobre prevenção de quedas de idosos. Palestras abordarão temas com orientações e esclarecimentos à população idosa de Praia Grande. O evento lembra o Dia Mundial de Prevenção a Quedas da Pessoa Idosa e acontecerá no Centro Conviver, do bairro Guilhermina.


As atividades terão início às 9 horas, com a palestra Quedas no Indivíduo Idoso, que será proferida pela fisioterapeuta Tatiane Vieira do Carmo. Em seguida, a terapeuta ocupacional Mirella Chaves Hespanhol abordará o tema Adaptação Ambiental e Comportamento de Risco. Às 10h30, o professor de Tai-chi-chuam, Alexandre Daniel Spacassasi, falará sobre Vivência Corporal. O ciclo de palestras tem o encerramento previsto para as 11 horas.


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um milhão de fraturas de fêmur de idosos acontecem anualmente no mundo, sendo 600 mil só no Brasil. Destas fraturas, 90% são causadas por quedas, sendo que 75% delas ocorrem dentro de casa. A Secretaria de Direitos Humanos, do Governo Federal, também aponta que a frequência de quedas é maior entre mulheres que entre homens e que 12% das mortes de idosos têm o acidente como principal causa.


Foram esses motivos que levaram a equipe multidisciplinar de profissionais a realizarem o debate. O grupo é formado pelo médico geriatra Sérgio Santos, pela fisioterapeuta Tatiane Vieira, pela terapeuta ocupacional Mirella Chaves, além da assistente social Luciene Dutra.


O evento é aberto ao público em geral. O Conviver Guilhermina fica na Rua Praia dos Sonhos, 245, Bairro Guilhermina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário