sábado, 18 de junho de 2011

Tapete de Corpus Christi apresenta obra de Elza Kalybatas

O Tapete de Corpus Christi de Praia Grande em 2011 terá como tema central “Siga esta luz”, com 41 quadros de 5 x 7 metros. Um dos destaques ficará por conta da representação da série religiosa “O Trajeto para a Luz em 41 Passos”, da artista plástica de reconhecimento nacional, Elza Kalybatas. A decoração será feita de serragem, borra de café e outros materiais recicláveis. A procissão sairá da Praça da Paz, que fica na Avenida Brasil, Bairro Boqueirão, às 16 horas, dia 23 de junho. O trajeto passa pela Avenida São Paulo, acessa a Avenida Castelo Branco e segue até a Igreja Santo Antônio, onde estará montado o altar para a missa campal, às 17 horas.


A artista plástica, que já expôs sua obra no Palácio das Artes, emprestará seu traço colorido e original para a decoração de um dos tapetes mais tradicionais da região, realizado há mais de 20 anos no Município.

Para a confecção, mais de 300 pessoas já confirmaram participação. A chefe da Seção de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), Lourdes Marszolek, enfatiza que toda a ajuda é bem-vinda, por isso ainda há tempo de participar.

“A montagem começa no dia 22 de junho, às 9 horas, e segue madrugada adentro, até que o tapete fique pronto. Ainda faltam três quadros para serem ‘adotados’, e todos os interessados em participar podem comparecer ao local, munidos de vassouras, baldes, vasilhas plásticas, regadores, pás e outros instrumentos que possam ajudar nos trabalhos”, diz Lourdes.

A organizadora dos trabalhos aproveita para fazer convite especial a todos os artistas da nossa Cidade. “Cartagistas, pintores e desenhistas em geral serão muito bem-vindos para colaborar na projeção dos desenhos. Quem estiver interessado em participar, pode se informar através do telefone 3496-5713”, declara.

Após a formalização da autorização do uso das imagens pela artista, o tapete entrou em fase de estudo e planejamento em março deste ano, através de reuniões com as comunidades religiosas e entidades do Município. O primeiro quadro representa o anúncio da chegada do Messias, feito por um anjo. Na seqüência, a vida de Cristo é contada em suas principais passagens, finalizando com sua chegada aos céus.

“Com leitura de desenho naif, ingênuo e simples, a artista conta a história de Cristo com muita clareza de entendimento”, comenta Lourdes. “Certamente os munícipes, turistas, e principalmente crianças poderão identificar as mensagens contidas na leitura de Elza Kalybatas muito facilmente”.

Elza Kalybatas - Elza ingressou na Escola Panamericana de Artes em 1993, onde cursou Desenho, Pintura e formou-se em Artes Plásticas. Apesar de ser a mais velha em uma sala de alunos bastante jovens, ela conta que conseguiu “transcender os preconceitos”. Com o tempo, o reconhecimento de sua obra chegou.

A artista participa de várias exposições e recebeu menções honrosas por seu trabalho. Atualmente, dedica-se à encomenda de telas e à preparação para novas exposições. Utiliza a técnica acrílico e pinta com os dedos. Ao pincel fica reservado o papel de delinear em preto cada um de seus desenhos. "Meu contato da energia com a tela é direto", comenta ela.

Um dos temas recorrentes nas obras da artista é a busca pela luz que, para ela, significa a conquista da lucidez. A importância de respeitar a natureza também ganha espaço. Ao primeiro olhar, suas obras multicoloridas remetem ao estilo de Romero Brito, mas ela garante que não houve influência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário