quarta-feira, 22 de junho de 2011

Tapetes de Corpus Christi reúnem mais de mil voluntários em PG

Eventos acontecem dia 23, nos bairros Ocian e Boqueirão


A comemoração do Corpus Christi, em Praia Grande, tem um significado especial. Festa das mais tradicionais no Município, une sentimentos religiosos à atração turística. A montagem dos Tapetes, na Avenida São Paulo e Castelo Branco, no Bairro Boqueirão, e Avenida D. Pedro II, no Bairro Ocian, começam no dia 22 de junho, às 9 horas, e segue madrugada adentro, até que os tapetes fiquem prontos. A decoração será feita de serragem, borra de café e outros materiais recicláveis. As procissões sairão da Praça da Paz, que fica na Avenida Brasil, Bairro Boqueirão, e da Igreja Nossa Senhora das Graças, Rua Olavo Bilac, no Bairro Ocian, ambas no dia 23 de junho, com início programado para 16 horas.


No Boqueirão, o trajeto da procissão passa pela Avenida São Paulo, acessa a Avenida Castelo Branco e segue até a Igreja Santo Antônio, onde estará montado o altar para a missa campal, às 17 horas. Invertendo a programação, o bairro Ocian inicia o evento com missa campal às 16 horas, para depois dar lugar à procisão, que, às 17 horas, segue pela Avenida D. Pedro II, na altura da Praça Roberto Andraus, segue até a Avenida Presidente Kennedy, e retorna pelo mesmo trajeto, encerrando na igreja.


Ao todo, os dois tapetes devem reunir mais de mil voluntários em sua confecção. No Bairro Ocian, o tema seguido é “Corpo e Sangue de Cristo”, composto por 140 quadros de 3x4 metros.


Um dos destaques deste ano está no tapete do Bairro Boqueirão, que traz o tema “Siga esta luz”, com 41 quadros de 5 x 7 metros representando a série religiosa “O Trajeto para a Luz em 41 Passos”, da artista plástica de reconhecimento nacional, Elza Kalybatas. O quadro inicial representará a Santa Ceia. Os seguintes vêm em ordem não cronológica, trazendo cenas como a conversão de Zaqueu, a cerimônia do Lava Pés, Jesus caminhando sobre as águas, a ressurreição e outras cenas da passagem de Jesus sobre a Terra estarão representadas no tapete, com 500 metros de extensão.






Trânsito - Devido à confecção do tapete artístico, procissões e missas campais em comemoração a Corpus Christi, a Secretaria de Trânsito e Transporte (Setransp) iniciará a interdição de vias dos Bairros Ocian e Boqueirão. A ação terá início na terça-feira (21), às 23h30, e a previsão é que na quinta-feira (23), a partir das 19 horas, o trânsito seja liberado nestes locais.


No Bairro Boqueirão, a Avenida São Paulo, no trecho entre a Praça da Paz e a Avenida Presidente Castelo Branco, estará fechada para o tráfego de veículos. O trânsito na Avenida Presidente Castelo Branco, no sentido Mongaguá/Praia Grande será desviado na altura da Rua Copacabana para a Avenida Brasil. Já os veículos que estiverem trafegando pela Avenida Presidente Costa e Silva em direção à Avenida Presidente Castelo Branco terão acesso somente ao Bairro Canto do Forte.


A Rua Dr. Roberto Shoji ficará interditada no trecho entre a Rua Ponta Porã e a Avenida Presidente Castelo Branco, sendo permitido apenas o trânsito local.


Já no Bairro Ocian, a interdição será realizada na Avenida Dom Pedro II, no trecho entre a Praça Dr. Roberto Andraus e a Avenida Presidente Kennedy. O trânsito na Avenida Presidente Castelo Branco estará liberado nos dois sentidos, devendo ser utilizado como rota alternativa.


Durante as interdições, agentes de trânsito auxiliarão o escoamento do tráfego de veículos nos arredores e realizarão travessia segura de pedestres. Além disso, panfletos informativos estão sendo entregues a moradores e comerciantes dos Bairros Ocian e Boqueirão informando sobre as interdições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário