sexta-feira, 1 de julho de 2011

Dentistas discutem nova visão profissional

Reflexão também foi debatida com auxiliares e técnicos de Saúde Bucal


Nesta quinta-feira (30), profissionais que atuam no Programa de Saúde Bucal, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, participaram de uma palestra sobre mudança comportamental. O objetivo foi chamar a atenção para a necessidade da promoção do trabalho como forma de conquistar maior reconhecimento público pelos serviços prestados à população. O evento, ocorrido na sede da Sesap, contou com a presença de dentistas, técnicos e auxiliares de Saúde Bucal.


A publicidade dos serviços, a ampliação de campanhas e a conexão dos profissionais da rede com a atualidade foram alguns dos aspectos apresentados no encontro, que reuniu mais de 50 profissionais. Para falar sobre o assunto, foram convidados dois renomados especialistas, que atuam na Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDBS): os cirurgiões-dentistas Maria Regina da Silva Amorim e Edelcio Francisco Anselmo.


Para Maria Regina, que é coordenadora de cursos para auxiliares e técnicos de Saúde Bucal, da ACDBS, a reflexão sobre as condutas dos profissionais da área é uma necessidade. “É preciso um envolvimento mais efetivo dos profissionais de saúde bucal com a coletividade. Praia Grande está no caminho certo, investindo na capacitação e na criação de uma boa estrutura para o atendimento da população. Por isso, é preciso acompanhar esta mudança para que o trabalho seja ainda mais reconhecido”, disse.


A valorização do trabalho não deve ficar condicionada a reivindicações veladas de melhores condições e remunerações. Na opinião de Edelcio Anselmo, o reconhecimento profissional só acontece quando o trabalho se torna evidente. “É preciso sair das quatro paredes do consultório e ir à busca dos nossos espaços e direitos, mostrando a importância do trabalho para a população. Desta forma, os administradores públicos passarão a investir mais em estrutura e remunerações, o que vai significar uma melhoria no serviço público prestado”, ressaltou.


Segundo a chefe de Seção de Programas ligados à Atenção Básica da Sesap, Lucia Helena Corte Alcântara, os termas abordados acompanham exatamente o que a Sesap preconiza, com os investimentos realizados em capacitações periódicas de profissionais. “Por meio do projeto de Educação Permanente buscamos permitir que haja um debate sobre essa revisão de comportamentos”, afirmou.


De acordo com a chefe da Seção de Odontologia da Sesap, Adriana Lisboa, para alcançar um resultado desejável é preciso também não esquecer o objetivo comum. “Em nosso foco, levamos em conta o espírito de equipe, que deve orientar nossos trabalhos com metas bem definidas. Quando todos pensam assim, podemos obter amplos benefícios”, concluiu.

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