quarta-feira, 27 de julho de 2011

Férias no Museu atende 670 estudantes

Projeto do Museu da Cidade deve voltar em alguns meses


O projeto Férias no Museu encerra suas atividades com balanço positivo: em apenas duas semanas, 670 estudantes com idade de 5 a 14 anos passaram pelo Palácio das Artes a convite do Museu da Cidade para aprenderem sobre a história de Praia Grande de forma mais divertida e interativa. A grande procura pela programação no período de recesso escolar superou a expectativa dos organizadores, e deve determinar sua volta em breve.


“O Férias no Museu foi um sucesso”, comemora a representante do Museu da Cidade, Márcia Helena de Lima. “Foi muito gratificante para nós, funcionários do Museu, estar em contato com essas crianças. Percebemos que 50% das pessoas que participaram das atividades não conheciam o Palácio das Artes, e demonstraram grande interesse pelas atividades e funcionamento de nosso centro cultural. A proposta foi muito bem aceita e já existem pedidos para repeti-la na semana da criança”.


Após fazer um tour completo pelo PDA, quando conheciam cada espaço do prédio e sua função, os alunos eram encaminhados ao Museu da Cidade, onde puderam conhecer mais sobre a história de Praia Grande, contada nas mesas expositivas e terminais de computadores. Na sacada do Palácio, interagiram com brincadeiras como quebra-cabeça, jogo da memória e montagem do mapa da cidade, todos remetendo ao Município. No Foyer Graziela Diaz Sterque, tiveram a possibilidade de conhecer um pouco sobre esse espaço e a importância da professora Graziela para a cena cultural da Cidade. Já no Teatro Serafim Gonzalez conheceram os bastidores juntamente com a equipe técnica de cenotecnia, e aprenderam sobre técnicas de iluminação, sonorização e outras atividades que envolvem a apresentação de um espetáculo.


Para os grupos com mais tempo disponível, a grande atração foi a oficina de teatro de fantoches. Com roteiro baseado na obra de Mem Fox – Guilherme Augusto Araújo Fernandes, os próprios participantes foram os atores e dali seguiam para a sala de ação educativa, para confeccionar o seu próprio fantoche. Após a encenação, os alunos ainda tinham direito a uma sessão de cinema.


“Além do resgate da memória social e política, o projeto incentivou as crianças a buscarem o conhecimento de forma lúdica e, a partir desse primeiro contato, estimular e sensibilizar aos temas conexos ao patrimônio histórico e cultural”, analisa Márcia. Todas as atividades contaram com o apoio das seções Ação Cultural, Teatro, Turismo e Eventos e foram idealizadas pelo Museu da Cidade.

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