quinta-feira, 21 de julho de 2011

Lobo marinho resgatado em PG é encaminhado para reabilitação

Filhote com cerca de 6 meses, encontrado na praia do Bairro Mirim, receberá tratamento no CRAM

O Grupamento de Guarda Costeira de Praia Grande resgatou com vida um filhote de lobo marinho sul-americano, macho, com aproximadamente 6 meses, na quinta-feira (21). O animal foi localizado na praia do Bairro Mirim, por volta das 7 horas, através de ligação ao telefone 199 da Guarda Civil Municipal feita por funcionários da Prefeitura, responsáveis pela limpeza da orla. O lobo marinho foi levado para tratamento no Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM), no Guarujá.









De acordo com o inspetor do Grupamento de Guarda Costeira Márcio Teixeira, imediatamente após a ligação uma viatura se deslocou até o local. “Isolamos a área para que populares não assustassem o animal. Então entramos em contato com profissionais do Grupo de Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos (Gremar), conveniados ao IBAMA, para levar o animal para reabilitação”.


Segundo a veterinária Andréa Maranhos, o animal está debilitado, desidratado, com aproximadamente 12 quilos quando deveria estar com cerca de 20 quilos. “Medicamos ele com antibiótico e estamos alimentando-o, mas ele não corre risco de morte. Se ele responder bem ao tratamento acredito que em outubro seja devolvido ao seu habitat, que é quando ocorre a mudança do mar”, explica.


Andréa destaca ainda que nesta época do ano seja comum aparecer espécies como esta nas praias do litoral sul paulista. “Já tivemos outros casos em Praia Grande, inclusive esse é o segundo em menos de cinco dias. Mas isso ocorre em outras cidades da região também. Esses animais geralmente estão na época de desmame e seguem as correntes do Atlântico Sul que são ricas em alimentos, acompanhando os cardumes e demais espécies”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário