terça-feira, 12 de julho de 2011

Porto das Artes apresenta obra de Chico Buarque no Inverno Cultural

Apresentação foi realizada por alunos de musicalização no terceiro dia do evento


Cerca de 80 crianças e adolescentes do curso de musicalização do SuperEscola Cultural fizeram o público se emocionar com uma apresentação baseada na trilha sonora do filme Os Saltimbancos Trapalhões, cujas músicas são de autoria do cantor e compositor Chico Buarque. A exibição fez parte do Inverno Cultural Seduc, realizado de terça a sexta-feira (de 5 a 8 de julho), na escola Porto das Artes.


A apresentação dos alunos de musicalização (percussão, canto e flauta) foi realizada no terceiro dia do evento. As músicas Bicharia, História de Uma Gata, Alô Liberdade, Hollywood, Meu Caro Barão, Minha Canção e Todos Juntos trouxeram um clima de saudosismo ao público, composto pelos pais dos alunos, ou seja, pessoas que viveram a época em que o filme Os Saltimbancos Trapalhões foi lançado, se tornando um grande sucesso, na década de 80.


“Foi nota mil, não esperava que fosse tão bonito. Adorei, me emocionei e chorei muito”, disse Lucia Chaves Nastri, mãe de Gian Pietro, de 12 anos, que está no curso há seis meses. Segurando nos braços seu outro filho, de apenas um mês, ela contou: “Quando Gian era pequeno, eu comprei o DVD dos Saltimbancos e assistíamos juntos. Ele sempre gostou e por isso, foi ainda mais emocionante”, comentou, destacando ainda a estrutura do local. “Nunca tinha vindo aqui, estou impressionada com a ótima estrutura”.


Eliane Galdência Nery, mãe de Laiane, de 14 anos, ressalta a evolução da filha, que está no curso há dois anos. “Ela cantou, tocou flauta, fez de tudo um pouco. E está cada vez melhor. Não perco uma apresentação!”


A professora Isabel Cristina Samegima conta que desde o início do ano vem trabalhando com o grupo as músicas de Chico Buarque, além de canções infantis e trilhas sonoras. “No decorrer desse trabalho, percebemos que Os Saltimbancos Trapalhões tinha uma trilha com músicas que são infantis e compostas por Chico Buarque, ou seja, tudo reunido numa única obra, uma opção perfeita”, conta. “E depois que já estávamos com tudo ensaiado, resolvemos colocar os próprios alunos como apresentadores do evento, dialogando como se fossem personagens do filme. Para compor o figurino e maquiagem deles, vestindo-os de bichos, contamos com a ajuda dos alunos de teatro. Essa interação é muito importante, como diz uma das músicas: 'Todos juntos somos fortes'”, completou.


O chefe da Divisão de Cultura nas escolas, Renato Paes ressalta que os alunos realizaram um grande trabalho de pesquisa e uma maratona forte de ensaios para estarem com tudo pronto na data. “E o grande legado para eles foi que ampliaram ainda mais seu repertorio e conheceram a obra do Chico Buarque”, frisou.


Inverno Cultural - Promovido pela escola Porto das Artes, o evento também teve apresentações dos alunos dos cursos de teatro, violão e dança, lotando o salão de apresentações da escola nos quatro dias de exibições. Os trabalhos foram coordenados pelos professores Nei Antonio Boito (teatro), Valquíria Duarte da Silva (violão), Isabel Cristina Samegima (musicalização), Fernanda Iannuzzi, Marcela Ribeiro e Nathania Gatto (balé). “Esse evento encerra os trabalhos do primeiro semestre. O principal objetivo é mostrar aos pais a evolução de seus filhos nos cursos culturais oferecidos pelo programa SuperEscola. Nesse evento, eles têm a oportunidade de ver o que seus filhos fizeram aqui durante os seis últimos meses”, explica a diretora, Luciana Rocha.


Ela comenta, também, outros resultados que o SuperEscola Cultural vem alcançando, além do ensino de habilidades artísticas. “Crianças que eram tímidas estão mais soltas, falantes e alegres. E outras, que eram indisciplinadas e bagunceiras, estão mais comportadas, por conta do ensinamento de regras, que aqui é muito intenso. Os pais se surpreendem com essa mudança de postura”, diz.


SuperEscola – Voltado para estudantes das redes municipal, estadual ou particular, o programa SuperEscola preenche o tempo livre dos alunos com atividades esportivas e culturais, ampliando sua permanência no contexto educacional. A iniciativa favorece o desenvolvimento das habilidades física ou artística do estudante, além de focar, também, na transmissão de valores e formação de cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário