sexta-feira, 1 de julho de 2011

Praça São Pedro tem escultura de Daniel Gonzalez

Obra foi entregue à população no dia do Padroeiro de Praia Grande



A Praça São Pedro, revitalizada em homenagem ao padroeiro do Município, ganhou, na quarta-feira (29), um importante marco do primeiro ano oficial de São Pedro Apóstolo em Praia Grande: uma escultura do santo, em tamanho natural, produzida pelo artista plástico Daniel Gonzalez, filho do escultor Serafim Gonzalez. Produzida em fibra – material mais leve e sem valor de revenda, o que deve coibir o vandalismo, a escultura de 1,85 metro fica no centro da praça, que circunda a Igreja São Pedro Apóstolo, no Bairro Caiçara.


“Acho que o prefeito Roberto Francisco foi muito feliz nessa ação. Além de atender ao pedido da população, o projeto deve valorizar o Bairro Caiçara. Quero agradecer muito a ele e a equipe de Projetos Especiais da Prefeitura, que vêm se empenhando em colocar mais arte na Cidade. Como artista, senti-me muito feliz com o convite. Tenho meu ateliê aqui e não faz sentido não ter obras em Praia Grande”, comemora a artista plástico Daniel Gonzalez, que estabeleceu seu ateliê no Bairro Boqueirão.


Professor de filosofia, Daniel não teve dificuldades em estabelecer as simbologias que compõem a obra. “É muito interessante fazer arte sacra hoje, O trabalho é baseado em arquétipos e simbologias muito fortes, o que proporciona a oportunidade de aprender muito também. Pedro era um pescador, e optei por vesti-lo de forma simples, diferente das imagens de santos que temos, sempre muito cobertos e distantes da figura humana”, explica Daniel, apresentando uma escultura de um homem de traços com fortes características aramaicas, vestido em camisa e calça presa por um cordão. “Busquei uma figura marítima. Repare que a roupa acaba em ondulações, remetendo ao mar”.


Na mão esquerda, o Pedro Apóstolo assinado por Daniel Gonzalez segura duas chaves, símbolos dos paraísos celeste e terrestre. Com a mão direita, a escultura exibe os dedos indicador e médio em riste, enquanto que o polegar abraça o anelar e o mínimo. “É a representação da benção grega, simbolizando as duas características de cristo: sagrada e humana (dois dedos). O polegar abraça a humanidade, representando a Igreja. São Pedro tem simbologias interessantes, é uma figura muito forte. É o responsável pela universalização do cristianismo. O mais interessante é que Pedro era um homem muito simples, um pescador. Não era intelectualizado como São Paulo, que escreveu epístolas rebuscadas, por exemplo. Mas ele tinha uma força muito grande, e recebeu sua revelação diretamente de Cristo. Pedro foi o primeiro apóstolo a realizar milagres. Quando Cristo ressuscita, aparece primeiro para ele”, completa.


Satisfeito com o resultado de um trabalho que levou dois meses para ser finalizado, Daniel credita à imagem o posto de um marco para sua vida: “Sendo São Pedro o detentor das chaves que abrem e fecham caminhos, posso dizer que para mim esse projeto veio como uma abertura, e que inaugura um outro período em minha vida pessoal. Pedro é o único apóstolo que teve seu nome dado por Cristo, já que antes de se tornar apóstolo, Pedro era Simão. Pedro é a pedra fundamental da Igreja, e espero que essa obra esteja à altura de uma história tão rica, e da fé da população”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário