terça-feira, 12 de julho de 2011

Programa de prevenção às drogas forma 992 alunos

Iniciativa é direcionada aos alunos de 5º e 7º anos do Ensino Fundamental


O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar, formou 992 alunos da rede municipal no primeiro semestre desse ano. As solenidades de formatura foram realizadas na última semana, para entrega de certificado aos participantes.


De acordo com a chefe da Seção de Ensino Fundamental I, Rosemary Torquato, o programa é direcionado aos alunos de 5º e 7º ano. “O principal objetivo é educar as crianças para que não venham a se envolver com drogas”, afirmou. As unidades escolares que participaram do Proerd neste semestre foram: Antonio Rubens Lara (Bairro Esmeralda), Domingos Soares (Ribeirópolis), Wilson Guedes (Samambaia), Cidade da Criança (Bairro Cidade da Criança), Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo (Esmeralda) e Governador Franco Montoro (Maracanã).


Realizado em Praia Grande desde 1997, o Proerd é baseado no projeto norte-americano Drug Abuse Resistence Education (Dare), fundado em 1983. “O método se baseia no Livro do Estudante do Proerd, que traz dez lições, realizadas durante dez encontros na escola. Cada semana, tratamos de um assunto diferente relacionado às drogas”, destaca o instrutor do Proerd, soldado Luiz Celani.


Os melhores alunos do curso ganham medalhas no encerramento do curso. “O julgamento é feito por meio de redações. Pedimos que os alunos façam redações sobre o que aprenderam e escolhemos os autores dos melhores textos para receberem a medalha durante a formatura”, explica Celani.


Jamille Farias Freitas, 10 anos, aluna do 5º ano, foi a campeã da redação na escola Franco Montoro. “Aprendi que não se pode usar drogas, porque faz muito mal a saúde. As drogas deixam a pessoa lenta para realizar vários tipos de atividades”, comentou.


Evelyn da Silva Santos, 10 anos, também da escola Franco Montoro, foi campeã da redação em sua classe. “Não podemos usar nenhum tipo de drogas, inclusive o álcool, pois podemos prejudicar a nós mesmos. A droga pode afetar os rins, pulmões, cérebro. A pessoa pode até morrer”, afirmou, mostrando que aprendeu a lição.


Presente nas solenidades de formatura, o secretário executivo da Educação, Roberto Andrade, ressalta a importância do ensino contra as drogas. “A educação da criança se faz diariamente. Desde cedo, temos de ensinar os pequenos no caminho do bem para que na fase adulta saibam distinguir o certo do errado. Para isso, eles precisam de referências, princípios e valores. Tudo isso fortalece as crianças para dizerem ‘não’ às drogas”, afirmou, enfatizando que a família tem um papel fundamental nisso. “A dedicação e integração de vocês, pais, são muito importantes para que a criança cresça no caminho certo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário