quarta-feira, 10 de agosto de 2011

2ª etapa da Operação Bicicleta é realizada quinta-feira (11)

No primeiro dia de ação, na terça-feira (9), mais de 100 ciclistas foram orientados


A Secretaria de Trânsito e Transporte de Praia Grande (Setransp) realizará na quinta-feira (11), das 14 às 17 horas, a segunda etapa da Operação Bicicleta 2011. A ação, que visa conscientizar ciclistas sobre regras de trânsito e fiscalizar condutores de bicicletas que não respeitarem as normas, é feita em parceria com a Polícia Militar. Durante a primeira parte da atividade, realizada na terça-feira (9), no período da manhã, aproximadamente 115 ciclistas foram orientados e uma bicicleta foi apreendida. A Operação Bicicleta está sendo realizada nas principais vias da Cidade e demais locais considerados críticos, devido ao número de acidentes.


O capitão da Polícia Militar, Heleno Galante, explicou a ação. “A bicicleta por ser um veículo ágil e econômico traz inúmeras vantagens para o trânsito. Especialmente numa cidade como Praia Grande que investe tanto em ciclovias. Por isso é tão importante estes tipos de operação”.


O chefe da Divisão de Orientação e Fiscalização de Trânsito, Marcelo Chaves de Freitas, explicou que a bicicleta também é um veículo. “Por isso o ciclista deve cumprir todas as normas estabelecidas no código de trânsito, garantindo a segurança das pessoas, evitando acidentes”.


Capitão Galante afirmou ainda que o veículo, em alguns casos, é utilizado em ações ilícitas. “Sabemos que a bicicleta é usada em alguns tipos de furtos. E por isso, durante a Operação Bicicleta, caso seja notado algum tipo de infração, realizaremos revistas e demais procedimentos necessários coibindo qualquer tipo de possíveis ocorrências relacionadas à segurança”, completou.


Confira algumas dicas e normas para ciclistas:


- Nunca deixe de utilizar a ciclovia;


- Obedeça a sinalização existente na via;


- Se a via não possui ciclovia, conduza à direita, seguindo o sentido de direção do trânsito, junto ao meio-fio e em fila única;


- Respeite o semáforo, aguardando o sinal para veículos;


- Não pedale sobre as calçadas, circule empurrando sua bicicleta;


- Utilize equipamentos de segurança como espelho retrovisor, campainha e sinalização noturna na dianteira, laterais, pedais e traseira da bicicleta.


Outras edições - Em 2009, foram orientados cerca de 5.500 ciclistas em diversos pontos da Cidade e em dois dias de fiscalização foram apreendidas 69 bicicletas irregulares. Já em 2010, aproximadamente mil ciclistas foram orientados, 470 foram abordados e três bicicletas foram apreendidas.


Ciclovias - Com 72,6 quilômetros construídos e 29,8 quilômetros projetados, Praia Grande é a cidade com maior número de ciclovias na Baixada Santista, e uma das principais em todo o País. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, na Cidade, até o ano de 2009, 92.573 pessoas possuíam bicicletas. Destas, estima-se que cerca de 60 mil usem o veículo como principal meio de transporte.


Desde que o Município começou a ganhar ciclovias, o número de acidentes, envolvendo bicicletas caiu aproximadamente 30%, de 258 em 2004 (ano que foi realizado o primeiro levantamento sobre o tema) para 179 em 2010. A Associação Brasileira de Ciclistas já homenageou Praia Grande duas vezes (anos 2007 e 2008) com o troféu “Cidade Amiga da Bicicleta”.


Além disso, em 2010 Praia Grande foi homenageada com o troféu Cidade Amiga da Bicicleta, entregue pelo Instituto Pedala Brasil e União de Ciclistas do Brasil, durante o evento Bicicultura, realizado na cidade de Sorocaba no mês de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário