quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Acon... tecendo na Praça vai ao Bairro Samambaia sábado (20)

Evento terá jogos e contadoras de histórias em praça pública

Incentivar crianças e adultos ao hábito e prazer da leitura, com o auxílio de brincadeiras, jogos e contadoras de histórias. Este é o objetivo do projeto Acon...tecendo na Praça, desenvolvido pela Secretaria de Educação (Seduc), que acontecerá sábado (6), das 9 horas até o meio-dia na Praça do Skate do Bairro Samambaia (ao lado da Avenida Marginal, próxima da escola municipal João Batista Resine Alves). Como acontece em local aberto, em caso de chuva o evento é cancelado.


De forma gratuita, o evento reúne livros, revistas, jornais e a participação ativa as crianças por meio de jogos, brincadeiras e contadoras de histórias. O Acon...tecendo na Praça é realizado sempre aos sábados em um local público da Cidade. O projeto teve início em 2006, com a ideia de compartilhar a leitura com outras pessoas. Desde então, o trabalho é desenvolvido pelas pedagogas comunitárias que atuam nas escolas municipais.


O projeto recebeu em 2008 o troféu Pró Ler, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), concedido aos melhores investimentos em leitura. Cada ação envolve, em média, oito pedagogas comunitárias.


Esse ano, o projeto ganhou novos materiais, novas oficinas, brincadeiras e um colorido todo especial. Em comemoração a Semana da Família, haverá uma oficina intitulada “Receita para uma família feliz”, onde os participantes deverão criar uma receita para felicidade das famílias. As melhores serão apresentadas pelo próprio autor.


Durante o evento, acontece o desfile de fantasias, comemoração aos aniversariantes da semana, esculturas de balões, pintura no rosto, pesquisa de opinião, resgate de brincadeiras antigas.


“Incentivamos pais e mães a ter momentos de leitura com os filhos onde poderão aproveitar desde os rótulos de alimentos utilizados em casa até placas encontradas a caminho da escola. Enfim, é preciso mostrar aos filhos a importância da leitura no dia a dia e em muitos casos, esse é o único momento em que os pais podem ler”, afirmou a chefe da Divisão de Ação Comunitária, Valquíria Medeiros.


De acordo com Valquíria, o momento mais importante é a hora da historia, onde há uma parada de todas as atividades para que os participantes possam apreciar e refletir sobre o tema escolhido. Muitos, sugeridos pelos próprios participantes ou pela escola do entorno.


O material de leitura tem gêneros variados e não se limita aos livros educativos. Há livros de aventura, poemas, ficção e até a Bíblia. O projeto também terá a presença de pedagogas da editora Aymará, que desenvolve, nas escolas municipais, o programa Cidade Educadora, através de parceria com a Seduc.


Confira os próximos bairros do Acon...tecendo na Praça:


Dia 27 de agosto – Bairro Forte (Rua Marcílio Dias, ao lado do campo de futebol)


Dia 3 de setembro – Escola Sebastião Tavares de Oliveira, Bairro Quietude


Dia 10 de setembro – Bairro Cidade da Criança (Rua Adriano Dias dos Santos, s/nº)

Nenhum comentário:

Postar um comentário