quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Arte de contar histórias é atração na sexta-feira (2)

Encontro será realizado no Porto do Saber e reunirá professores
        A pedagoga e contadora de histórias, Tatiana Félix, realizará na sexta-feira (2) um encontro direcionado para os docentes da rede municipal. O tema é “Todo professor é um contador”. O evento acontece a partir das 18 horas, no Espaço Flex, do Porto do Saber, e é aberto ao público. A promoção é da Secretaria de Educação (Seduc).
        O projeto está filiado à Biblioteca Porto do Saber e por quase 10 anos tem encantado a todos que participam. O reconhecimento se fez por duas vezes quando o projeto ganhou o Prêmio ProLer de Incentivo à Leitura, oferecido pela UniSanta por duas vezes, em 2002 e 2006.
“Acreditamos que o incentivo à leitura é algo que deve ser despertado por meio de práticas pedagógicas prazerosas, e a contação é uma grande aliada nessa empreitada, além de ser um resgate de nossas memórias, um despertar ao lúdico e um meio de compreensão do próprio ser”, afirma o chefe da Divisão de Cultura nas Escolas da Seduc, Renato Paes.
Toda história deve atender aos interesses do grupo: a faixa etária, o tema e a técnica utilizada, mas antes de tudo dever ser divertida, mexer com as emoções. A proposta é incentivar a imaginação, a leitura e a construção de imagens e valores por meio da reflexão.
Segundo Paes, ouvir histórias faz parte do imaginário brasileiro desde as origens do País. “Dada essa importância, nada melhor do que dividir o conhecimento e somar experiências”, afirma ele.
        Além, do Espaço Flex, o Porto do Saber reúne num só lugar biblioteca com mais de 25 mil livros, espaço digital com 20 computadores conectados à internet e a escola municipal Porto das Artes para aulas culturais (dança, teatro, música e artes visuais) dos alunos do projeto SuperEscola.
        O Porto do Saber fica na Avenida São Paulo, 900, esquina com a Rua Dair Borges, no Bairro Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce).


Nenhum comentário:

Postar um comentário