quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Artistas de Santos doam obras para Museu de Arte Contemporânea

Mais de 20 obras farão parte do acervo da Sectur

Acontece quinta-feira (11), às 17 horas, a cerimônia de doação de mais de 20 obras à Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) de Praia Grande, pertencentes aos acervos particulares de artistas plásticos santistas. O projeto, nomeado Donum (“doação”, em latim), contempla a criação do primeiro Museu de Arte Moderna Contemporânea da Região Metropolitana da Baixada Santista. A curadoria é do artista plástico Valério da Luz e da chefe da seção de Ação Cultural da Sectur, Maria de Lourdes Marszolek.


“É mais uma ação que vem fortalecer o Palácio das Artes como um centro cultural de caráter metropolitano”, comemora o secretário Carlos Ananias Lobão. “Desde sua inauguração, o PDA busca parcerias que favoreçam nossa região e creio que esta reafirma a vocação da Galeria Nilton Zanotti em promover acesso à Arte em diversas esferas, abrindo suas portas para que os artistas de nossa região se apropriem de seu espaço”.


Entre as peças estão pinturas, fotografias, esculturas, desenhos e instalações, que futuramente estarão em exposição na Galeria Nilton Zanotti, iniciando um movimento de criação de um espaço expositivo metropolitano, onde os artistas poderão promover oficinas, workshops, debates e palestras.


Para Lourdes Marszolek, esse é um passo muito importante para o fortalecimento da arte na região. “Hoje estamos perdendo muitos valores por incompreensão e falta de oportunidade de debater a arte contemporânea em âmbito regional. O artista precisa estar presente no cotidiano das pessoas, e a melhor forma de isso acontecer é através de espaços expositivos que oportunizem esse diálogo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário