terça-feira, 30 de agosto de 2011

Escolas recebem projeto sobre saúde bucal

Evento ocorre no dia 1 de setembro, em quatro unidades municipais


Alunos de quatro escolas municipais de Praia Grande participarão na quinta-feira (1), do projeto Sorriso Saudável, promovido pela Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e com apoio da Faculdade de Odontologia da Unimes. A ação visa realizar atividades educativas referentes à saúde bucal dos estudantes e irá mobilizar cerca de dois mil alunos da rede municipal de ensino.


As escolas a serem atendidas são: Domingos Soares de Oliveira e Nicolau Paal (ambas no Ribeirópolis); Joaquim Ferreira Mourão e Maria dos Remédios Milan (ambas no Melvi).


“Essa iniciativa é muito importante e o trabalho será essencial, pois percebemos que muitos alunos ainda precisam ser conscientizados sobre a boa higiene bucal. Eles comem muito doce. Alguns já chegam à escola mascando chiclete ou comendo balas, e esse excesso de açúcar é prejudicial aos dentes. Há alunos que já perderam dentes permanentes”, explica a diretora da escola municipal Domingos Soares de Oliveira, Adriana Silva de Carvalho.


As unidades contempladas com o projeto estão localizadas em regiões carentes do Município e esse foi um dos fatores para a escolha, segundo a responsável pela Seção de Saúde Bucal da Sesap, Adriana Cristina Rodrigues Lisboa.


“Um dos critérios foi a carência de informações dessas comunidades sobre higiene bucal. No dia serão realizadas palestras educativas, os universitários mostrarão a maneira correta de escovar os dentes. Tudo feito de uma forma dinâmica e muito didática, para podermos atingir nosso objetivo com essas crianças, além de ser uma oportunidade para os universitários vivenciarem na prática a profissão”, afirmou Adriana.


Ela explicou que durante o ano é realizado um trabalho de prevenção pela Sesap, que começa com a visita da Equipe de Prevenção. De forma lúdica e com abordagem pedagógica, dentistas explicam aos alunos como se deve fazer a higiene da boca, detalhando a técnica correta de escovar os dentes e como deve ser o uso do fio dental, por exemplo. Também advertem sobre os danos causados por restos de alimentos, como doenças nas gengivas e cárie.


As escolas que apresentam maiores índices de vulnerabilidade à cárie entre os alunos entram num cronograma de atendimento do Consultório Modular Odontológico. Em uma sala da escola, a Sesap instala os equipamentos para que os dentistas possam examinar cada criança e fazer procedimentos não-invasivos, como aplicação de flúor-gel, com a autorização dos pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário