sábado, 20 de agosto de 2011

Força-tarefa da Saúde recolhe lixo de imóvel

Além de casa no bairro Aviação, equipes irão a mais locais em condições iguais


Na próxima segunda-feira (22), às 9 horas, uma força-tarefa da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) vai retirar lixo de uma residência, no bairro Aviação, e vistoriar outros imóveis nas mesmas condições em diferentes bairros da Cidade. A operação vai mobilizar equipes da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) com uso de máquina e caminhão. Um profissional da Saúde Mental também participará da ação visando avaliar o quadro psicológico dos moradores.


O motivo da operação é atender denúncias que chegam à Sesap, feitas por vizinhos de moradias onde há acúmulo de material em decomposição ou recipientes que possam funcionar como criadouros do mosquito da dengue. O primeiro local a ser visitado pela força-tarefa será uma casa na Rua João Ramalho, número 851, onde será feita a coleta de todo o lixo existente. A proprietária, que sofre de transtornos mentais, está internada por ordem judicial.


Este caso começou a ser solucionado em abril, quando moradores denunciaram a situação, já que a dona do imóvel era agressiva e não atendia pedidos dos vizinhos de não guardar lixo na residência. Além de grande quantidade de comida estragada e diversos objetos que a mulher recolhia das ruas, vários cães eram levados para o interior da casa onde permaneciam sem alimentação. Alguns animais morreram de inanição e outros chegaram a atacar quem passava na rua.


Segundo o secretário de Saúde Pública, Adriano Springmann Bechara, para resolver os problemas muitas vezes é preciso contar com o respaldo do Ministério Público. “A primeira medida é notificar o proprietário do imóvel a providenciar a limpeza. Caso isso não seja feito imediatamente, a Vigilância Sanitária autua o responsável. Porém, quando se trata de uma pessoa com transtornos mentais, esse procedimento não é o bastante, então precisamos recorrer à Promotoria Pública para que possamos providenciar a internação da pessoa e assim ser possível fazer a limpeza do imóvel”, disse.


Além da Vigilância Sanitária, a força-tarefa vai reunir equipes da Divisão de Controle de Zoonoses e da Seção de Saúde Mental. As vistorias serão feitas em outros três locais da Cidade, onde já há denúncias da presença de lixo em propriedades particulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário