segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Interacão: projeto ensina donos de cães sobre posse responsável

Inscrições, limitadas a 30 vagas, podem ser feitas até 24 de agosto

A Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande, em parceria com o canil da Guarda Civil Municipal, realiza o projeto Interacão, que visa educar a população sobre posse responsável de cães e orienta sobre cuidados necessários com animal, tais como higiene, saúde, alimentação, castração, prevenção de ataque de cães, além de sinais de agressividade, dominância e noções de adestramento básico. O evento será realizado no dia 26 de agosto e a inscrições ocorrem até o dia 24, com limite de 30 vagas e devem ser feitas pelo site da prefeitura ou na sede do Centro de Controle de Zoonozes.


O curso ocorre das 9 horas ao meio-dia, na sede do Centro de Controle de Zoonoses, localizada na Avenida Antônio Candido da Silva, s/nº, no Bairro Vila Sônia, das 13 às 17 horas (não é oferecido almoço). Os proprietários de cães poderão levá-los na parte da tarde para orientações práticas sobre adestramento.


Segundo a chefe de Divisão de Controle de Zoonoses, Maria Fernanda Gonçalves, a intenção é de que o curso seja realizado mensalmente. “Esse projeto foi idealizado pelo inspetor do canil da Guarda Civil Municipal (GCM) Wagner Geraldo da Silva e quando foi apresentado para mim achei muito bom. As pessoas precisam saber mais como lidar com seu animal. Quando se adota um cão deve-se ter cuidados. Ele não nasce predestinado a ser bravo ou bom. A forma de criação é determinante, já que é um ser irracional e precisa ser condicionado. Falaremos sobre saúde, o benefício da castração, além do adestramento.”


O Inspetor do canil explica que o objetivo é fornecer à população informações importantes para o bem estar dos cães e sua interação com seus donos e outras pessoas. “O curso será dividido em duas partes. A primeira com aula teórica e a segunda prática”, disse Silva.


As palestras serão ministradas por veterinários da zoonoses e GCMs integrantes do Canil. Já na prática os proprietários poderão interagir com os cães através de noções básicas de adestramento e socialização dos animais.


No conteúdo programático do curso estão os seguintes temas: História da interação homem e cão, comportamento canino, posse responsável, cuidados básicos, castração e alimentação.


As inscrições podem ser feitas através do site PG Notícias, no www.praiagrande.sp.gov.br/pgnoticias, basta clicar no banner Projeto Interacao e



preencher o formulário. Quem preferir ainda pode se inscrever na sede do Centro de Controle de Zoonoses.


Confira o conteúdo programático completo:


- História da Interação homem x cão: Este tema visa ilustrar como se iniciou a domesticação de cães pelo homem, além de mostrar qual o papel do cão na atualidade, tal como, animal de companhia, animal de trabalho, cinoterapia, entre outros.


- Comportamento canino: Noções básicas de adestramento e educação de cães, tipos de comportamento, fatores que levam à agressividade do cão e como corrigir possíveis falhas. Orientação sobre a aquisição de um novo animal, qual a finalidade de cada raça de acordo com o perfil do proprietário do cão. Infra-estrutura ideal para cada raça.


- Posse responsável: Visa orientar sobre quais são os requisitos básicos para a adoção de um animal (tempo para cuidados, espaço, alimentação, saúde, etc). Como o proprietário deve conduzir seu cão em logradouro público. Não permitir que cães freqüentem nossas praias.


- Cuidados básicos: Orientar como zelar pela higiene, saúde e bem-estar dos cães. Orientar sobre a responsabilidade do proprietário em relação à manutenção e assistência ao cão, tal como vacinar, vermifugar seu cão de modo que haja controle sobre as doenças carreadas pelo cão que podem afetar o homem.


- Castração: A importância e os benefícios de castrar seu animal, informar à população sobre o trabalho desenvolvido pelo Centro de Controle de Zoonoses, descrição de como está sendo realizada a Campanha de Castração no município.


- Alimentação: Como alimentar seu cão de modo a mantê-lo saudável, qual alimento é mais apropriado. Orientação sobre quantidade e freqüência de alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário