sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Irmã Dulce comemora três anos com simpósio

Prefeito fará visita técnica ao complexo, que inclui o Pronto-Socorro Central

Na próxima semana, o Hospital Municipal Irmã Dulce de Praia Grande comemora três anos de gestão da Fundação do ABC (FUABC) realizando o II Simpósio em Saúde Pública FUABC-HMID em seu anfiteatro, com o tema “SUS: avanços e desafios na atenção ao paciente”. O prefeito Roberto Francisco dos Santos foi convidado a participar da abertura, na segunda-feira (8), às 14h30, ao lado do superintendente do hospital, Inacio Lopes Júnior; da diretora técnica, Maria Alice Tavares; e do secretário de Saúde, Adriano Bechara. A seguir, prefeito e autoridades farão uma visita ao Pronto-Socorro Central, que desde abril deste ano passou a ser gerenciado pela FUABC, formando um Complexo de Saúde.


Voltado aos profissionais de saúde da instituição, da rede municipal e região, bem como estudantes de áreas afins, o simpósio foi organizado pela Comissão de Humanização e contempla assuntos relacionados com metas que o complexo quer atingir no atendimento à população pelo SUS. “A programação está bem variada e visa, além de promover conhecimento, estimular o engajamento das equipes para aprimorarmos nossos serviços, alcançando certificações importantes como a de Hospital Amigo da Criança, do UNICEF”, destaca Lopes.


O primeiro dia de evento trará o grupo “Canto Cidadão”, de São Paulo, que tem por missão a ampliação de consciência como processo individual por meio da realização de ações de sensibilização (palestras, programas de rádio, textos para mídia impressa, programas de televisão) e atuação direta (voluntários em hospitais, brinquedotecas, teatro em hospitais e escolas e campanhas diversas). Para falar sobre esse trabalho, o hospital convidou o diretor Felipe Mello. A voluntária Maria de Almeida Pereira, a Maria, do Hospital Municipal Universitário (HMU) de São Bernardo do Campo, que atua no grupo, estará entre os presentes ao evento.


O segundo tema discutido na segunda-feira será Brinquedoteca Hospitalar, trazendo à Praia Grande a experiência da assistente social Roberta Midori Ishu, do Complexo Hospital de São Bernardo, também gerenciado pela FUABC. Contando com um amplo espaço para permitir o lúdico no processo de recuperação das crianças internadas, o Irmã Dulce quer construir uma programação de atividades com a presença de brinquedistas.


Na terça-feira (9), o simpósio recebe a presença do promotor da Vara da Infância e Juventude de Praia Grande, Carlos Cabral Cabreira, falando sobre “Direito à Saúde Sexual e Reprodutiva do Adolescente”, às 9h. Na sequência, a assistente social Catarina Aparecida Vitti Simões, da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), apresentará o tema “Educação e Saúde: uma parceira bem sucedida”.


As diretrizes regionais de humanização serão discutidas na quarta-feira (10), às 9h, com apresentação da diretora do Núcleo de Humanização DRS-IV Baixada Santista, Miriam Almeida de Andrade. A seguir, a assistente social Cecília Gulo Cabrita falará sobre o SUS.


No último dia de simpósio, o assunto central será a certificação Hospital Amigo da Criança, apresentando palestras com as médicas pediatras Tereza Maria Isaac Nishimoto, do Banco de Leite do Hospital Guilherme Álvaro de Santos; e Ana Maria Calaça Prigenzi, do Banco de Leite do Hospital de Peruibe.


Como o anfiteatro tem capacidade para 100 pessoas, o número de participantes é limitado a convidados.


Veja, abaixo, a programação completa do III Aniversário da Gestão FUABC e II Simpósio em Saúde Pública FUABC-HMID, com o tema: “SUS: avanços e desafios na atenção ao paciente”:






Segunda-feira (8)


Abertura


14h – credenciamento


14h15 – abertura da semana pelo superintendente do Complexo de Saúde Irmã Dulce, Inacio Lopes Júnior; e pela diretora técnica, dra. Maria Alice Tavares da Silva; convidados e autoridades


Mesa-redonda: “A importância do lúdico no processo de internação”


Coordenação: psicóloga Vanessa Bizzo, do HMID


15h – Apresentação da coordenação do grupo “Canto Cidadão”, com a participação da voluntária Maria de Almeida Pereira - Mari


16h15 - Palestra “Os benefícios do brincar no contexto hospitalar” – a experiência do Pronto-socorro de São Bernardo do Campo com a assistente social Roberta Midori Ishu


16h45 – coffee break de abertura


Terça-feira (9)


Mesa-redonda “Reflexões sobre o Atendimento a Crianças e Adolescentes”


Coordenação: assistente social Renata Carvalho


9h – Palestra “Direito à Saúde Sexual e Reprodutiva do Adolescente” – dr. Carlos Cabral Cabreira, promotor da Vara da Infância e Juventude


10h – Palestra “Educação e Saúde: uma parceria bem-sucedida” – assistente social Catarina Aparecida Vitti Simões, da Secretaria Municipal de Educação (Seduc)


10h30 – Debate e considerações finais da mesa


11h – coffee break


Quarta-feira (10)


Mesa-redonda “Humanização e SUS: novos caminhos”


Coordenação: Marisa Paiva


9h – Palestra “Perspectivas e Desafios da Humanização na Baixada Santista” – diretora do Núcleo de Humanização DRS-IV Baixada Santista, Miriam Almeida de Andrade


10h – Palestra sobre “Direitos do Paciente - ética e SUS” – assistente social Maria Cecília Gulo Cabrita


10h30 – Debate e considerações finais da mesa


11h – Coffee break


Quinta-feira (11)


Mesa-redonda “A importância da certificação Hospital Amigo da Criança”


Coordenação: dr. Antonio Rua


9h – Palestra da pediatra Tereza Maria Isaac Nishimoto do Banco de Leite do Hospital Guilherme Álvaro de Santos


10h – Palestra da pediatra Ana Maria Calaça Prigenzi do Banco de Leite do Hospital de Peruíbe


10h30 –Debate, considerações finais da mesa e encerramento da semana pela dra. Maria Alice Tavares da Silva, diretora técnica do HMID


11h – coffee break de encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário