quarta-feira, 10 de agosto de 2011

No aniversário, Irmã Dulce entrega etapa do PS Central

Importância do novo complexo de saúde do Município foi destacada em evento

Na semana em que o Hospital Municipal Irmã Dulce comemora o terceiro ano de gestão da Fundação do ABC (FUABC), foi entregue a primeira etapa de obras de remodelação do Pronto-Socorro Central. A unidade ganhou uma nova recepção informatizada. Painel eletrônico de chamada por senha, ambiente climatizado, poltronas confortáveis para espera, guichês em vidro verde e sala de ouvidoria são alguns dos destaques da nova recepção, que oferece ainda fraldário e uma pequena brinquedoteca.


As comemorações do aniversário da gestão do hospital foram abertas com o II Simpósio em Saúde Pública FUABC, na segunda-feira (8), contando com a presença de várias autoridades, entre elas o deputado federal Alberto Mourão; a diretora técnica do complexo, Maria Alice Tavares da Silva; o assistente técnico da Secretaria de Saúde Publica (Sesap), Sérgio Feijó; o secretário executivo da Sesap, Cleber Suckow Nogueira, além do superintendente do Hospital Bertioga, Jurandyr José Teixeira das Neves e do superintendente do AME de Praia Grande, Murilo Dib.


Na abertura do evento, o superintendente do hospital, Inacio Lopes Júnior, enfatizou a busca por excelência por meio de certificações, como a creditação ONA (sistema de avaliação de qualidade da saúde) e o selo Hospital Amigo da Criança do UNICEF. “Com o apoio constante da Administração Municipal conseguimos manter um índice crescente de satisfação dos usuários”, destacou.


O deputado federal Mourão fez questão de destacar a importância do complexo e lembrou o empenho de sua gestão como prefeito da Cidade para viabilizar a administração do hospital por uma instituição ligada a uma faculdade de medicina, o que ocorreu com a FUABC, em agosto de 2008. “Foi uma grande realização, que trouxe benefícios não somente para Praia Grande como para a região. Fizemos isso com comprometimento com a qualidade do serviço público em saúde. Acho que o sistema de saúde tem que remunerar pela qualidade, ampliá-la, e não só por quantidade”, ressaltou.


Após a solenidade, o deputado foi acompanhado pelos demais convidados para uma visita técnica ao Pronto-Socorro Central. As obras passarão por mais duas etapas, envolvendo a criação de novas salas de emergência para adultos e crianças e a parte dos consultórios. O objetivo de dividir a obra em fases é minimizar os transtornos para os usuários, mantendo o atendimento. Na terceira parte serão finalizadas as obras dos ambulatórios e, ao final, a unidade contará com atendimento pediátrico, entre outras melhorias.


Ainda fez parte desta etapa a climatização do ambiente, com cortina de ar na porta de entrada; reparos elétricos e hidráulicos; pintura e manutenção. A recepção foi remodelada e ganhou, ao fundo, uma sala em vidro para o setor de ouvidoria. De acordo com a administradora do PS, Margarete Menezes, no balcão central as funcionárias atenderão em cinco guichês envidraçados, por sistema de senhas e placar luminoso. “A recepção é nosso cartão de visitas. Já mudou radicalmente, com funcionários treinados, credenciados e niformizados, mas ficará ainda melhor”, enfatiza.


Simpósio - A programação de aniversário segue com o simpósio, que nesta quarta-feira aborda as perspectivas regionais em humanização com o tema “SUS: avanços e desafios na atenção ao paciente”. O segundo assunto discute a relação entre ética e SUS com a mesa-redonda “Humanização e SUS: novos caminhos”. As diretrizes regionais de humanização serão abordadas pela diretora do Núcleo de Humanização DRS-IV Baixada Santista, Miriam Almeida de Andrade. O SUS também será tema de outro debate, a ser comandado pela assistente social da Sesap, Cecília Gulo Cabrita.


Na quinta-feira (11), último dia de simpósio, o assunto central será a certificação Hospital Amigo da Criança, apresentando palestras com as médicas pediatras Tereza Maria Isaac Nishimoto, do Banco de Leite do Hospital Guilherme Álvaro de Santos; e Ana Maria Calaça Prigenzi, do Banco de Leite do Hospital de Peruibe.


O evento é voltado a profissionais e estudantes de Saúde e acontece no anfiteatro do Hospital Municipal Irmã Dulce (Rua Dair Borges, 550, Boqueirão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário