terça-feira, 2 de agosto de 2011

PG discute regras para assistência a viciados

Reunião entre MP, Sesap e instituições define exigências para o serviço na Cidade



Na quarta-feira (03), às 10 horas, será realizada reunião entre representantes da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Praia Grande e donos de instituições de atendimento a dependentes químicos. O objetivo e discutir as novas regras, previstas na Resolução n.º 29, de 30 de junho deste ano, para que as comunidades terapêuticas possam funcionar regularmente, de acordo com os atuais critérios da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.


A iniciativa visa permitir que casas de recuperação locais se adaptem às exigências previstas na legislação, com instalações e espaços adequados, além de equipes devidamente capacitadas para a atividade. Com o preenchimento dos requisitos de segurança sanitária, os responsáveis pelas instituições poderão se credenciar e, oportunamente, se tornarem parceiros da Administração Pública, podendo obter verbas federais para suas estruturações com aquisição de bens e contratação de pessoal.


De acordo com o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesap, Luiz Marono, Praia Grande está buscando soluções para os inúmeros casos de dependência química no Município. “Assim como em todo o País, temos uma situação caótica com relação à dependência química e, infelizmente, não há serviços devidamente qualificados e regulamentados para prestar atendimento adequado a pessoas com transtornos decorrentes de uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas. Nossa intenção é poder contar com a iniciativa privada para o auxílio nessa prestação de serviço na Cidade, desde que estejam funcionando regularmente”, disse.


Dados superficiais da Sesap apontam que, neste ano, aproximadamente 900 pessoas buscaram atendimento no ambulatório de saúde mental, mas o número de dependentes pode ser bem maior, já que muitos não aceitam se submeter ao tratamento.


Na Cidade, o grupo Amor Exigente oferece atendimento a dependentes químicos e seus familiares, junto com a Sesap, com palestras, orientações e outras assistências. As reuniões acontecem às terças-feiras, às 20 horas, em dois locais: Avenida dos Sindicatos, 635, bairro Ocian e na Multiclínica do Boqueirão, na Avenida Pres. Kennedy s/n. Para poder participar, basta entrar em contato pelos telefones 3472-2155 (Gilberto), 3491-4373 ou 9729-3958 (Roni).


A reunião na Sesap sobre as novas regras para as casas de recuperação acontece na sede da Sesap (Avenida Presidente Kennedy, 8.850, bairro Mirim) e contará com a presença do Promotor de Justiça da Infância e da Juventude, Carlos Cabral Cabreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário