terça-feira, 23 de agosto de 2011

PG recebe 5ª Conferência do Idoso quarta-feira (24)

Cidades da Baixada Santista e vale do Ribeira participarão do evento

Praia Grande sediará a 5ª Conferência Regional do Idoso, quarta-feira (24), com participação das cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira. O evento ocorrerá das 9 às 13 horas, no Auditório Jornalista Roberto Marinho (Rua José Borges Neto, nº 50, Bairro Mirim) e será aberto ao público.


Durante o encontro os representantes municipais discutirão propostas voltadas a melhor qualidade de vida e serviços oferecidos dentro das cidades para os integrantes da melhor idade. Ao final os organizadores selecionarão as principais ideias apresentadas e debatidas. O documento será apresentado na Conferência Estadual e servirá como base para formatação de novos projetos.


Praia Grande segue como uma das referências estaduais no trabalho com a melhor idade. Em 2009, O Município foi escolhido como primeiro colocado do Estado de São Paulo entre as cidades com mais de 200 mil habitantes, no Índice Futuridade (levantamento do Governo Estadual que mensura a qualidade da atenção ao idoso).


“Buscamos sempre oferecer algum tipo de atividade para a população da terceira idade. E fico feliz que, ao longo dos anos, eles tenham entendido a política adotada pela Administração e participem cada vez mais”, destacou a secretária de Promoção Social (Sepros) e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Maria del Carmem Padin Mourão, a Maruca.


O resultado coloca o Município à frente de todas as cidades da Baixada Santista. A avaliação levou em consideração três itens primordiais: saúde, proteção social e oferta de atividades para este público. Para compor o índice, o Estado analisou todos os municípios paulistas por índices de mortalidade precoce entre os idosos (pessoas de 60 a 69 anos); existência de ações de proteção social básica e especial, realizadas em benefício de idosos; além da oferta de atividades e programas de cultura, esporte e turismo realizados, pela Prefeitura, para a população idosa.


O Município desenvolveu trabalho especial voltado a melhor idade em 2010. No ano da Promoção Social, a Sepros investiu no atendimento à população desta faixa etária. Destaque para a nova sede do Lar São Francisco de Assis, inaugurada em janeiro daquele ano. Com a ampliação aumentou a capacidade, passando de 65 para 80 o número de pessoas atendidas.


Estrutura - Além do Lar São Francisco de Assis, Praia Grande conta com outros equipamentos para atender a população desta faixa etária. São dois Centro de Vivência localizados na orla da praia, nos bairros Boqueirão e Ocian; dois Conviver, que ficam no Guilhermina e Caiçara e que também abrigam a Creche do Idoso. Fora isso, os cinco programas de Integração e Cidadania (PICs) e os três centros de Apoio a Família do Educando (Cafes).


Em breve ocorrerá a inauguração de mais uma unidade do PIC, localizada no Bairro Real. A obra do novo equipamento já está na fase final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário