quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Prefeitura apoia mobilização pela paz em Praia Grande

Organizada por munícipes, evento ocorre no dia 7 de setembro


Uma mobilização pela paz em Praia Grande será realizada no dia 7 de setembro. Organizada por moradores, membros de um grupo na ferramenta Facebook, denominado Amigos da Praia Grande, a iniciativa chamada “Praia Grande Pede Segurança e Paz” alcançou repercussão na internet e recebe apoio da Administração Municipal, que disponibiliza auxílio da Guarda Civil Municipal e Secretaria de Trânsito e Transportes. O evento consiste em manifestação popular contra a violência através do uso de roupas brancas ou colocando um pano da mesma cor na residência ou veículo. Além disso, haverá um encontro ciclístico, com partida às 9 horas da Praça Duque de Caxias, distribuição de panfletos e abaixo assinado.


“Toda manifestação pacífica, com fundamento, voltada para o bem da população praiagrandense, tem o apoio da Administração Municipal. Somente quem vive nas cidades sabe o que acontece de bom e de ruim. Sempre pedimos a participação da sociedade e sabemos do poder que ela tem. Mesmo não sendo nossa obrigação, a Prefeitura investe maciçamente na área de segurança. Exemplo disso é a Central de Vídeo Monitoramento, e o auxílio que damos ao trabalho das polícias militar, civil e rodoviária”, destaca o prefeito Roberto Francisco dos Santos.


Comerciantes – Constantemente se reunindo com o prefeito de Praia Grande para discutir a questão de segurança no Município, representantes da sociedade civil organizada também se mobilizam nesta área. O encontro mais recente com Roberto Francisco dos Santos ocorreu segunda-feira (22) em seu gabinete.


Há dois meses, representantes de entidades como Associação Comercial, Associação de Engenheiros e Arquitetos, OAB, Contabilistas, Rotary, Maçonaria, Amigos de Bairros, entre outros, fazem reuniões periódicas para discutir ações. De acordo com o representante das organizações, Alexander Ramos, essas reuniões tiveram inclusive a participação da Polícia Civil e Guarda Civil Municipal.


“Fizemos reunião também com o comandante do CPI-6 Sérgio Del Bel Junior e com o secretário de Segurança Pública do Estado de São Pulo, Antonio Ferreira Pinto e acredito que em breve nos encontraremos com o comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, coronel Álvaro Batista Camilo. Queremos respostas das ações na área de segurança. Nossos encontros têm sido muito proveitosos e conseguimos apoio de todos. Certamente todos irão se empenhar para melhorar a segurança pública em nosso Município”, diz Ramos.


Reposição – No dia 12 de agosto, em visita a Santos, durante apresentação da Agenda Metropolitana do Governo Estadual e do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin anunciou que até o fim do ano Praia Grande receberá uma base móvel, dez novas motos para auxiliar no policiamento das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) e reposição das vagas existentes no efetivo da PM. Serão 300 policiais para toda Baixada Santista. O número de homens para Praia Grande não foi divulgado.


Ações – Entre as ações desenvolvidas destacam-se a implantação da Central de Vídeo Monitoramento em 2002. Pioneira na região, a central conta atualmente com 1.530 câmeras, instaladas estrategicamente em diversas áreas da Cidade, incluindo em áreas de preservação ambiental. Os equipamentos auxilia na redução da criminalidade, conseqüência da atuação efetiva e precisa da Guarda Civil Municipal (CGM), em parceria com as policias Civil e Militar por meio de informações dos operadores de vídeo monitoramento.


Das 1530 câmeras, 73 são do tipo “Domo”, com giro de 360 graus e zoom de até 400 metros de distância. São realizadas manutenções diárias e instalações de câmeras nas ruas, praças, orla da praia, principais centros comerciais e escolas públicas. O serviço funciona 24 horas por dia no Paço Municipal, sendo que o sistema.


A Prefeitura ainda doou as áreas onde hoje estão instalados o 2º Subgrupamento de Bombeiros e o Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar, ambos no Bairro Mirim. Recentemente foi doada área, também no Bairro Mirim, para a instalação do 45º Batalhão de Policia Militar do Interior (BPMI) do qual pagamos o aluguel.


Na temporada a Administração Municipal se responsabiliza pela hospedagem dos policias que vêm de outras cidades para o reforço da Operação Verão e ainda contrata, pagando o salário, de quase metade dos guarda vidas temporários.


Além disso, conta com a Guarda Civil Municipal (GCM), que tem como objetivo zelar por bens e próprios municipais, mas seus serviços não se restringem apenas a isso. Auxilia por diversas vezes as policias Militar, Civil e Rodoviária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário