quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Próteses e órteses mudam a vida de atendidos no Núcleo Henry e Cemas

Beneficiados até participarão de desfile cívico, graças à facilidade de locomoção


Após espera de sete anos, portadores de necessidades especiais, atendidos no Núcleo Henry e Cemas, estão recebendo aparelhos para locomoção, entregues pelo Governo do Estado. Órteses e próteses já foram distribuídas para 39 pessoas, a maioria crianças e adolescentes. A Secretaria de Estado da Saúde deve contemplar mais 64 pessoas, que já tiveram os benefícios aprovados. No total, 120 deverão receber os aparelhos, graças a uma mobilização da Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande.
De acordo com a supervisora do Núcleo Henry, Maria Cecília Gulo Cabrita Nogueira, a demanda pelo atendimento começou em 2004, sendo necessária a ajuda da Câmara Municipal e da Promotoria Pública para que os pedidos fossem atendidos. “A demora prejudicou muitas pessoas, mas felizmente elas agora podem ter uma nova qualidade de vida. O Governo do Estado atual foi sensível às nossas reiteradas solicitações”, disse.
Além da tramitação dos pedidos, para ter acesso aos aparelhos, o portador de necessidades especiais precisa passar por uma série de avaliações, podendo ter seu benefício atendido em parte ou com acréscimos. “Tudo depende das avaliações médicas e técnicas, que envolvem pareceres de terapeutas, terapeutas ocupacionais e fisiatras (especialistas em Medicina Física e reabilitação)”, explicou.
Desfile - Dos beneficiados até o momento, 33 foram crianças e jovens do Núcleo Henry e seis adultos foram atendimentos do Cemas. A próxima etapa contemplará mais 54 pedidos do Núcleo Henry e 10 do Cemas. Outras 17 pessoas estão aguardando avaliação de seus quadros para obterem os aparelhos.
Segundo Cecília Nogueira, as crianças e jovens atendidos já estão tirando proveito dos novos aparelhos. Na próxima sexta-feira (2), alguns deles participarão do desfile cívico, que acontece no Kartódromo, no Boqueirão. “Percebemos que a vida deles ganhou um novo ânimo com as próteses e órteses que receberam. Será muito prazeroso vê-los desfilar e tenho certeza que este será um evento marcante para a vida deles também”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário