sábado, 27 de agosto de 2011

Sábado de lazer anima pacientes no Portinho Cerca de 400 pessoas, que têm diabetes e outras doenças, participam do evento

Portadores de diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares terão no sábado (27), um dia de descontração, com gincanas e brincadeiras, na área de Lazer Ézio Dall’ Acqua, o Portinho. Pelo menos 400 pessoas estarão presentes ao encontro, que também reunirá familiares dos participantes. O evento faz parte do projeto Atividade Física e Lazer, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap). A iniciativa tem melhorado a qualidade de vida dos pacientes.

A programação terá início às 10 horas, com jogos recreativos e integração entre os participantes, que praticam as atividades nas 20 Unidades Básicas de Saúde de Praia Grande. Os grupos programaram um almoço coletivo, com churrasco nos quiosques, em que cada pessoa contribui com algo, já previamente combinado.

Após o almoço, começam a ser informadas as instruções para uma gincana, que terá o tema “Caça ao Tesouro”. Cada equipe terá uma cor e deverá localizar pistas, que serão espalhadas em alguns pontos do Portinho por monitores, que são estagiários de Educação Física. A equipe vencedora receberá diversos prêmios, que incluem prendas variadas e bombons.

Segundo a coordenadora do Projeto, a professora de Educação Física Jandira de Jesus Alves Rodrigues, as atividades têm apresentado sensíveis resultados no tratamento dos pacientes. “Há relatos de pessoas que reduziram significativamente a quantidade de medicações que recebiam, outras que sofriam de depressão agora revelam viver uma nova vida. As atividades físicas e de lazer têm essa propriedade, porque além de tirar a pessoa do sedentarismo, oferece a oportunidade de experimentar um convívio social que faz falta a qualquer indivíduo, resultando em uma melhor qualidade de vida”, destaca.

De acordo com Jandira, as atividades físicas nas unidades básicas de saúde ocorrem três vezes por semana e incluem alongamento, caminhadas, vôlei adaptado e recreação. As aulas são ministradas por estagiários de Educação Física, para aproximadamente 450 pessoas.

Para levar os participantes até o Portinho, dois ônibus sairão dos bairros Mirim e Melvi, apanhando os pacientes e seus familiares. O acesso à área de lazer é pela Rua Paulo Sérgio Garcia, que fica na entrada do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário