quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Terceira etapa da construção do VLT contemplará Praia Grande

Cidade participou quinta-feira (11), da apresentação da Agenda Metropolitana da Baixada Santista


Praia Grande receberá uma das linhas do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista. A confirmação foi do secretário do estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, durante a Apresentação da Agenda Metropolitana do Governo do Estado de São Paulo e do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista. O evento ocorreu quinta-feira (11), no Mendes Convention Center, em Santos.


De acordo com o secretário estadual, o Município será beneficiado na terceira etapa do projeto. A linha praiagrandense se estenderá até o Terminal Tático, no Bairro Mirim. A etapa inicial do VLT na Baixada Santista contemplará São Vicente e Santos. Na sequência ocorrerá a ampliação com novo trajeto nos dois municípios. Ainda não existem prazos definidos para início e conclusão da obra.


“O Governo do Estado ficará responsável pela obra. Este é o início de uma nova fase da conexão e mobilidade na Baixada Santista. Já existe projeto para estender o trajeto até o Terminal Tático, em Praia Grande. Este processo é irreversível e beneficiará diretamente a população”, disse Fernandes.


Os secretários de Praia Grande de Obras Públicas (Seop), Luiz Fernando Lopes e de Trânsito e Transportes (Setransp), Eduardo Rodrigues Xavier, participaram da câmara temática com tema ‘Transporte Público de Passageiros, de Transportes, Sistema Viário e Deslocamento e Sistema Hidroviário Regional.


“Fico feliz por Praia Grande receber o VLT. Não será na primeira nem na segunda etapa, mas vale destacar que a Cidade receberá o serviço. Foi uma briga grande desde o início. Temos número excessivo de passageiros no transporte público e existia essa necessidade”, disse Xavier.


O titular da Setransp ressaltou a importância da Agenda Metropolitana. “No geral a iniciativa destas reuniões é ótima. Trata-se de ponto positivo do Estado. Desta forma existe a possibilidade de exposição dos problemas vividos dentro dos Municípios e na busca do apoio do Governo”.


Reivindicações – Durante a câmara temática, Luiz Fernando Lopes destacou o empenho de Praia Grande no projeto da construção dos dois viadutos na entrada da Cidade. O secretário aproveitou a oportunidade para cobrar postura diferenciada do Governo do Estado em algumas questões, como contra partida estadual na obra do viaduto na frente do Makro (denominado viaduto ‘Y’), a construção de viadutos e passagens de nível na Rodovia dos Imigrantes em São Vicente (para evitar congestionamentos em finais de semana e feriados) e a implantação do viaduto no Bairro Samambaia (antigo anseio da população).


“Este tipo de encontro torna-se importante e um exemplo a ser seguido. O Estado de São Paulo é muito forte e estas reuniões aproximam os técnicos e secretários municipais dos representantes estaduais. Aguardamos ações do Estado sobre as propostas encaminhadas”, comentou Lopes.

Agenda - A Agenda Metropolitana é uma forma de firmar compromissos com os municípios de forma organizada, com a inclusão de alguns projetos no orçamento do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário