quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Usafa São Jorge faz mutirão de consultas neste sábado

Atendimentos visam contemplar demanda do bairro e suprir falta de médicos


Para atender a demanda de pacientes do bairro Antártica, a Unidade de Saúde da Família da Vila São Jorge fará sábado (27), um mutirão de consultas médicas. Cerca de 200 pessoas deverão passar por atendimento, que contará com reforços nas equipes, com quatro médicos generalistas, agentes comunitários de saúde, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, além dos demais funcionários. A iniciativa deve ser adotada por outras unidades do Município.


A ideia de recorrer ao mutirão partiu da supervisora da unidade, Tatiane Guaitolini, diante do número limitado de médicos disponíveis na rede. “Sabemos que a Prefeitura já realizou concursos, mas há falta de profissionais disponíveis no mercado. Infelizmente, a população não entende que isso não é problema de Praia Grande e que acontece em todo o País. Por isso, com a solidariedade dos colegas, estamos providenciando esta mobilização”, disse.


Os atendimentos irão se concentrar em uma microregião denominada “vermelha”, onde há mais procura por consultas. Antes de passarem pelo atendimento clínico, os pacientes terão suas pressões arteriais medidas e aguardarão pela chamada, assistindo a um vídeo educativo. Depois da consultas, receberão as orientações sobre eventuais retornos, realização de exames laboratoriais, encaminhamentos e retirada de medicamentos.


Segundo a supervisora, o projeto-piloto foi idealizado com total aprovação da Secretaria de Saúde Pública. “Levei o problema ao nosso secretário Adriano Bechara e, imediatamente, ele me autorizou a fazer o trabalho. Depois, conversei com colegas e todos também concordaram de dedicar o sábado à atividade, já que é por muito boa causa. Tenho certeza que se todos puderem fazer um pouco mais que o normal, podemos minimizar as cobranças ao prefeito. Esse tipo de iniciativa tem de partir dos próprios funcionários”.


Tatiana acrescenta que, além dos funcionários que já atuam na Usafa, contou com a solidariedade de outros três médicos, que atuam em diferentes unidades. “É um belo gesto por parte não somente dos médicos, mas de cada um dos funcionários”, completou.


O mutirão acontece das 8 às 16 horas e vai mobilizar 14 funcionários. A unidade, que atende diariamente cerca de 200 pessoas, fica na Avenida dos Trabalhadores, 4.242, próximo à Escola Estadual Sylvia de Mello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário