terça-feira, 6 de setembro de 2011

Cia. Héterus de São Vicente vence Mapa Cultural em PG

Espetáculo Oedipus Rex é selecionado para a etapa Estadual do concurso
O espetáculo Oedipus Rex, da Cia, Héterus, de São Vicente, vai representar a produção teatral da Baixada Santista na etapa estadual do Mapa Cultural Paulista. Apresentada na última sexta-feira (2), a peça foi a primeira a subir ao palco do Teatro Serafim Gonzalez durante a maratona de três dias, quando seis produções da região se apresentaram para um júri selecionado pela Abaçai Cultura e Arte, organização responsável pelo evento. O julgamento aconteceu durante apresentações gratuitas e abertas à população, que atraíram mais de 900 pessoas ao Palácio das Artes.
A produção é inspirada na peça Édipo Rei, escrita por Sófocles em 427 a.C., ilustra a impotência humana diante do destino. O herói governa a cidade de Tebas depois de ter desvendado os enigmas da funesta Esfinge, a “inexorável cantadeira”, e se casa com Jocasta, com quem tem quatro filhos: Polinices, Etéocles, Antígona e Ismene. Algum tempo depois, a cidade se depara com uma terrível peste. Ao mandar seu cunhado Creonte consultar o oráculo de Delfos, descobre que a única maneira de acabar com o mal é descobrindo os assassinos de seu antecessor, o rei Laios. Através de uma série de depoimentos, interrogando testemunhas e fazendo uma acareação final, o inquérito mergulha na extensão e na profundidade do delito: mais que assassinato, foi cometido parricídio, e além de parricídio, incesto. O criminoso matou o próprio pai e casou-se com a própria mãe, sem ter consciência disso. Ao terminar sua convulsiva busca ao facínora, o investigador aprenderá que esteve o tempo todo à procura da própria identidade – é ele “o filho maldito, o marido maldito, o maldito assassino do próprio pai”.
A produção da Cia. Héterus segue para a terceira etapa do Mapa Cultural Paulista, que acontece em 2012, quando competirá com artistas de outras trezentas cidades, tendo a oportunidade de circular pelos municípios e captar apoio e/ou patrocínio cultural.
Criado em 1995, o Mapa Cultural Paulista tem o objetivo de fomentar as produções culturais do interior, revelando valores em segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural.
Durante a realização do evento, são selecionados artistas de 13 regiões administrativas do Governo do Estado para participar de atividades culturais distribuídas em quatro fases. Em todas elas os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos, primeiro no município de origem, depois na região em que está inserido e, ao final, na fase estadual, apresentam-se na capital paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário