quinta-feira, 8 de setembro de 2011

PG qualifica 19 modalidades para Jogos Abertos

Delegação da Cidade reúne 313 pessoas. Evento acontece em novembro



            A Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo (SELT) confirmou que a delegação de Praia Grande (Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer - Sejel) terá 19 modalidades na disputa da segunda divisão do 75º Jogos Abertos do Interior (JAI) Horacio Baby Barioni, que ocorrem a partir de 9 de novembro, em Mogi das Cruzes. No dia 22 de outubro será realizado congresso técnico da competição.

            “Qualificamos 17 modalidades em julho, em Santo André, nas disputas do 55º Jogos Regionais do Estado”, informou o chefe de Competições e Eventos da Sejel, professor Antônio Carlos Salles. “O pugilismo e a luta olímpica são modalidades que não têm torneio de classificação. Assim, teremos uma delegação de 313 pessoas nos Jogos Abertos, entre dirigentes, técnicos, atletas e equipe de apoio”.

            Na categoria até 21 anos, Praia Grande competirá no basquete masculino, futsal feminino (F) e masculino (M), handebol F/M, tênis de mesa M, xadrez F; além de ginástica artística F sub-14. Na livre (sem limite de idade), o Município disputará atletismo e natação para pessoas com deficiência (PCD) M/F livre; atletismo F, capoeira F, caratê F, damas mista, judô F, malha M, taekwondo F/M, tênis F/M, tênis de mesa F e vôlei de praia F. Também disputa o boxe M/F e a luta olímpica M/F, modalidades existentes apenas no JAI.

Classificação – Os Jogos Regionais selecionam atletas e equipes para os Jogos Abertos. Ambos são realizados anualmente. A classificação pode ocorrer por equipes, índices individuais (como na natação e no atletismo), colocação nos JAI do ano anterior e ainda convite da Secretaria Estadual. No caso de dupla classificação, a cidade subseqüente na colocação dos JR do ano vigente garante a vaga. O município sede também está assegurado em todas as disputas.

A participação nos JAI adota determinados critérios. Para primeira divisão, qualificam-se os três municípios melhores colocados na classificação geral dos Jogos Abertos do ano anterior; a cidade campeã geral, de cada uma das oito regiões esportivas dos JR; e o município sede dos Jogos Abertos, podendo este disputar todas as modalidades que tenha participado nos JR do mesmo ano.
            Excluídos os integrantes classificados para a primeira divisão e da classe especial dos JAI, são selecionados para a segunda divisão os dois melhores colocados da primeira série e mais o melhor classificado da segunda divisão, por modalidade, categoria e sexo dos JR. Já a divisão especial pode ser disputada pelas cidades que possuem equipes de alto nível, que joguem os principais campeonatos do País, nas modalidades de basquetebol, handebol, voleibol (ambos os sexos), futsal e xadrez (masculino), por critérios estabelecidos pela Coordenadoria de Esporte e Lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário