quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Escola Santini inova nas eleições para vereador mirim

Seão utilizadas urnas eletrônicas e alunos ganham títulos de eleitores 



A eleição para vereador mirim, que faz parte do projeto Cidadania Mirim, será diferente este ano na escola municipal Roberto Mário Santini (Rua Quito, 81, Bairro Guilhermina). Os alunos votarão sexta-feira (7), num dos quatro candidatos, utilizando urnas eletrônicas. A iniciativa da escola conta com apoio do site Aprende Brasil, da Positivo Informática, que forneceu as urnas. Na quinta-feira (6), os alunos receberam seus títulos de eleitor.
De acordo com a diretora Luciana Nicolusi, ao longo de toda a semana os candidatos fizeram campanha na escola, apresentando suas propostas de sala em sala. Também produziram panfletos e outros itens de campanha. “Todas as atividades estão sendo feitas simulando as eleições feitas pelos Tribunais Regionais Eleitorais, com direito a cabine de votação, urna, mesário, título de eleitor, urnas. Os alunos estão empenhados e muito envolvidos no projeto”, disse, acrescentando que os professores estão aproveitando para trabalhar questões de cidadania, como direitos, deveres e civilidade, entre outros assuntos. “As crianças estão aprendendo sobre a importância e o direito ao voto e o valor de se analisar as propostas do candidato. Estamos enfatizando que eles não devem votar em determinado candidato só porque é amigo ou porque é bonito, mas sim pelas suas propostas”, explica Luciana.
Projeto - Implantado pela Secretaria de Educação (Seduc) há dois anos, em parceria com a Câmara Municipal, o projeto promove a escolha de estudantes que, representando sua comunidade no Legislativo, e tendo como “padrinho” um vereador da Cidade, acompanharão por um ano os trabalhos da Câmara e Prefeitura, com direito a indicar propostas. A finalidade do Cidadania Mirim é levar ao conhecimento dos alunos a rotina da Câmara Municipal e desenvolver a cidadania entre os jovens. O mandato deles é de um ano. Para escolha dos vereadores mirins, é feita uma eleição nas escolas municipais de Ensino Fundamental, onde os alunos apresentam uma proposta com melhorias para a comunidade onde vive.


Nenhum comentário:

Postar um comentário