sábado, 8 de outubro de 2011

Espaço Saúde atende mais de 200 pessoas

Carreta do mutirão foi uma promoção do Instituto Boa Visão e Saúde (Bovisa) 



Mais de 150 mulheres fizeram o exame papanicolau, durante a triagem realizada na segunda-feira (3), pela carreta Espaço Saúde, na Unidade de Saúde da Família (Usafa), do Bairro Samambaia. Pelo menos 200 pessoas, incluindo mulheres e crianças, foram atendidas na unidade ambulante, que foi trazida pelo Instituto Boa Visão e Saúde (Bovisa), de Praia Grande. O serviço é resultado de uma parceria entre o Rotary Club e a Universidade Cruzeiro do Sul.
Além dos preventivos, estudantes de Enfermagem da Cruzeiro do Sul examinaram aproximadamente 40 crianças, que foram submetidas a testes de diabete, colesterol e pressão arterial. Segundo a presidente do Bovisa, Marli Aponário Forli, o objetivo do mutirão é o combate ao câncer de colo de útero e à mortalidade infantil. “Nosso instituto não tem somente a preocupação com a visão, mas com a saúde em geral. Em breve, faremos uma nova ação como esta”, disse.
De acordo com professora da Cruzeiro do Sul, especializada na prevenção da saúde da mulher, este é o terceiro ano da campanha. “Atendemos demandas excessivas nas cidades, principalmente para exames preventivos. Desta vez, estamos expandido o atendimento visando à saúde da criança. Muitos dos exames feitos por nós não são feitos normalmente nas unidades de saúde. Muitos pais de crianças com problemas de pressão arterial, diabetes e colesterol às vezes descobrem o problema um pouco tarde”, destacou.
O prefeito Roberto Francisco dos Santos esteve no Espaço Saúde e cumprimentou os idealizadores pela iniciativa. “Essas parcerias são muito importantes porque demonstram a dedicação destas instituições envolvidas com a causa da saúde. Parabenizo a presidente do Bovisa, Marli, assim como os representantes da Universidade Cruzeiro do Sul e os demais parceiros nessa nobre ação”, comentou.
Conforme a enfermeira da Divisão de Atenção Básica, da Secretaria de Saúde Pública, Bruna Renó, o Bovisa será responsável pelos encaminhamentos dos resultados. “Os preventivos que apresentarem resultados alterados já terão anexados a prescrição médica necessária. Já os pacientes cujos problemas forem mais delicados serão encaminhados para tratamento no Hospital Pérola Bayton, em São Paulo”, afirmou.
Até agosto deste ano foram realizados mais de 8.500 exames papanicolau no Município. No ano passado, ao menos 15 mil mulheres se submeteram ao preventivo. O exame deve ser feito por todas as mulheres pelo menos uma vez por ano.
A carreta Espaço Saúde conta com profissionais e estagiários da Universidade Cruzeiro do Sul. O veículo tem 17 metros de comprimento e comporta consultórios e equipamentos para os exames. O serviço prestado pela instituição também tem o apoio do Grêmio Recreativo de Escola de Samba Unidos da Vila Maria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário