terça-feira, 18 de outubro de 2011

Samambaia terá unidade do Porto do Saber

Anúncio foi feito pela Secretária de Educação, Maura Lígia Costa Russo 



Praia Grande contará com uma segunda unidade do Porto do Saber. O novo equipamento, que terá projeto arquitetônico diferenciado do espaço já existente no Bairro Boqueirão, ficará sediado no Samambaia. O anúncio foi feito pela Secretária de Educação praiagrandense, Maura Lígia Costa Russo, durante inauguração da biblioteca da Escola Municipal São Francisco de Assis, na segunda-feira (17).
“A Seduc está em processo de formatação e implantação do projeto no Samambaia. Na sequência realizaremos a licitação para a obra, que não é grande. O local terá projeto arquitetônico diferenciado com formato de armazém de cais. Desta forma uma região populosa da Cidade também terá maior condição e estrutura de adquirir conhecimento”, afirmou a secretária de Educação.
O Porto do Saber, localizado na Avenida São Paulo, nº 900, esquina com a Rua Dair Borges, no Bairro Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce, reúne, num só lugar, biblioteca com mais de 25 mil livros, espaço digital com 20 computadores conectados à internet, espaço para apresentações artísticas e culturais, sala de cinema com 44 lugares. Além disso o local abriga ainda a escola municipal Porto das Artes para aulas culturais (dança, teatro, música e artes visuais) dos alunos do projeto SuperEscola.
Remetendo à idéia de importação e exportação de conhecimento e cultura, o nome Porto do Saber não se refere apenas ao complexo cultural do Boqueirão, mas denomina um grande projeto que visa à implantação de bibliotecas escolares e comunitárias em vários pontos da Cidade.
Inauguração – A inauguração da biblioteca na E.M. São Francisco de Assis foi a primeira de uma série de dez que ocorrerão ainda este ano. Na quinta-feira (19), às 17 horas, os alunos da unidade Sérgio Alves Lameira Ramos (Avenida Irmãos Adorno, s/nº, Bairro Sítio do Campo) receberão o novo equipamento voltado a leitura e conhecimento.
“Com a inauguração destes espaços a Seduc está possibilitando aos estudantes acesso e incentivo cada vez mais a leitura. São 29 escolas de ensino fundamental e temos como meta estender este equipamento para todas”, disse a titular da Seduc.
Cada biblioteca terá, inicialmente, 1.500 livros, mas a meta é chegar a 2 mil unidades. Os acervos terão títulos de diversos gêneros literários, como contos, crônicas, romances, poemas e histórias em quadrinhos. Todo material será informatizado, para facilitar as pesquisas bibliográficas. Além disso, será possível também consultar os títulos disponíveis pela internet. Os espaços são padronizados, seguindo os mesmos moldes de instalações da biblioteca Porto do Saber. Cada uma terá 18 cadeiras almofadadas, 12 pufs e três mesas de seis lugares.


Confira o cronograma de inaugurações das bibliotecas, que ocorrerão sempre às 17 horas:
19/10 – E.M. Ronaldo Sérgio Alves L. Ramos;
24/10 – E.M. Isabel Figueroa Brefére;
25/10 – E.M. José Julio Martins Baptista;
26/10 – E.M. Roberto Shoji;
27/10 – E.M. Profª. Maria Clotilde L. C. Rigo;
28/10 – E.M. Antonio Peres Ferreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário