segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Seduc inaugura biblioteca da escola Isabel Figueroa

Até o fim do mês, sete escolas ganharão bibliotecas escolares

A Secretaria de Educação (Seduc) inaugura segunda-feira (24), às 17 horas, a biblioteca da Escola Municipal Isabel Figueroa Bréfere (Rua João Ramalho, 1.250, Bairro Aviação). A iniciativa faz parte do projeto de redes de bibliotecas Porto do Saber. Na semana passada, foram inauguradas bibliotecas escolares nas unidades São Francisco de Assis e Ronaldo Lameira, dentre sete que serão entregues até o fim desse mês.

As bibliotecas escolares serão padronizadas, seguindo os mesmos moldes de instalações da biblioteca Porto do Saber. Cada uma terá 18 cadeiras almofadadas, 12 pufs e três mesas de seis lugares. De acordo com a bibliotecária do Porto do Saber, Lucilena Bragion de Micco, cada biblioteca escolar terá, inicialmente, 1.500 livros, mas a meta é chegar a 2 mil unidades. Os acervos, que serão informatizados para facilitar as pesquisas bibliográficas, terão títulos de diversos gêneros literários, como contos, crônicas, romances, poemas e histórias em quadrinhos. Além disso, será possível consultar os títulos disponíveis pela internet.

O chefe da Divisão de Cultura nas Escolas, Renato Paes, ressalta que a biblioteca é um equipamento fundamental para complementar a formação do aluno. “Será um espaço para a criança estudar, se divertir, se informar, se emocionar e ampliar o seu conhecimento de mundo, sua imaginação, criatividade e espírito crítico”, completou. “Mais do que cumprir a lei que determina a instalação de bibliotecas escolares, nós queremos oferecer aos alunos um lugar agradável, onde ele tenha prazer em exercitar a leitura”.

Projeto - Remetendo à idéia de importação e exportação de conhecimento e cultura, o nome Porto do Saber não se refere apenas ao complexo cultural do Boqueirão, mas denomina um grande projeto que visa à implantação de bibliotecas escolares e comunitárias em vários pontos da Cidade. A previsão é a implantação de outras três bibliotecas comunitárias, além das bibliotecas escolares. Dentro do projeto, também já foi entregue à comunidade uma biblioteca temática voltada para questões ambientais, com mais de mil títulos.

Confira o cronograma das próximas inaugurações das bibliotecas, que ocorrerão sempre às 17 horas:

24/10 – E.M. Isabel Figueroa Brefére; 
 
25/10 – E.M. José Julio Martins Baptista; 
 
26/10 – E.M. Roberto Shoji; 

27/10 – E.M. Profª. Maria Clotilde L. C. Rigo; 
 
28/10 – E.M. Antonio Peres Ferreira;  

Nenhum comentário:

Postar um comentário