sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Sesap confirma entrega do Samu para 19 de novembro

Equipes já estão finalizando os treinamentos exigidos para o serviço funcionar 



A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) confirmou quinta-feira (6), a data de inauguração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Serão no dia 19 de novembro. A espera pelo funcionamento do serviço foi motivada por formalidades e treinamentos, que também obrigaram muitas cidades do País a adiar seu início. Uma das exigências é o preparo das equipes, o que Praia Grande já está finalizando com capacitações sobre Suporte Básico de Vida (SBV).
Duas etapas já foram cumpridas e outras duas com aulas práticas e demais atividades serão realizadas nos dias 10 e 17 próximos. Os cursos são ministrados pela enfermeira Jussara Martins Moreira, coordenadora geral de Enfermagem do Sistema Regional – Litoral Sul, e pelo médico Amir Bahmad, coordenador geral do Sistema Regional – Litoral Sul, ambos do Governo do Estado.
Pelo menos 50 socorristas, entre eles enfermeiros, médicos, motoristas e demais trabalhadores participam de cursos por meio de vídeo-aula, no qual aprendem normas operacionais padronizadas para o serviço, estabelecidas pelo Ministério da Saúde. O conteúdo para a versão online do aprendizado foi elaborado em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz, sendo realizado em 16 módulos, podendo durar de 8 a 10 meses.
Segundo o chefe de Seção de Urgência e Emergência 192, Gerson Claudino, o conteúdo aborda detalhados assuntos da rotina de procedimentos para socorro a vítimas. “Além de exercícios práticos, há lições sobre cuidados importantes, inclusive para a manutenção de viaturas. Antes e após o trabalho, todos precisam conferir se está tudo em ordem, por meio de um check-list padrão”, disse.
As cinco ambulâncias, sendo uma delas UTI, já estão prontas para funcionamento, mas só podem ser usadas após a preparação de todas as equipes, que estão sendo contratadas através de concurso público.
Na entrega, serão apresentados ainda dois novos veículos, denominados “motolâncias”, que vão dar suporte ao socorro médico em casos de difícil acesso das ambulâncias como acidentes de trânsito ou locais fora da área urbana.
Para o secretário de Saúde Pública, Adriano Springmann Bechara, Praia Grande viverá um bom momento no atendimento pré-hospitalar. “Além de todo o aparato técnico, nossos profissionais são todos concursados e bem treinados, estando altamente qualificados para prestar um serviço com excelência à população”, destacou.
Os treinamentos das equipes são realizados na sala de reuniões da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), que fica na Avenida Presidente Kennedy, 8.850, Bairro Mirim (ao lado da Prefeitura).


Nenhum comentário:

Postar um comentário