Contribuinte pode economizar tempo utilizando
ferramentas disponíveis na Internet
A Prefeitura de Praia Grande
disponibiliza vários serviços pela internet, tais como emissão de 2ª via de
IPTU, Emissão de Certidões, Levantamento de Débitos, além de vários modelos de
requerimentos. Serviços que podem ser muito úteis ao contribuinte que mora em
outra cidade ou mesmo ao da Cidade, uma vez que evita seu deslocamento até a
Prefeitura.
O contribuinte conta ainda com a
possibilidade de consulta de processos on-line. Para isso deve acessar o site
www.praiagrande.sp.gov.br, clicar em Serviços On Line, clicar no link Processo e
digitar as seguintes informações: Processo/Ano-Dígito-Anexo-Volume, conforme
consta no protocolo. Quem dá a dica é a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente
(Seurb) que recebe todos os dias cerca de 250 pessoas para atendimento. De
acordo com a chefe da seção de Atendimento da Seurb, Gremácia Salim, muitos
contribuintes comparecem à secretaria e esperam somente para ver o andamento de
um processo, enquanto poderiam consultar on-line e evitar filas e espera.
“Muitos contribuintes vêm de outra cidade só para isso. No site o contribuinte
pode ver como e onde está seu processo. Inclusive se tem que comparecer à
prefeitura”, afirma a chefe.
Para facilitar e agilizar os
atendimentos, a Prefeitura disponibiliza ainda um terminal de consultas no Paço
Municipal, com acesso à internet, onde o contribuinte também pode fazer
consultas.
A Seurb disponibiliza ainda
atendimento agendado à profissionais liberais toda quarta e sexta-feira. “O
profissional deve agendar seu atendimento com, pelo menos, um dia de
antecedência através do e-mail seurb01@praiagrande.sp.gov.br”, afirma Gremácia. Ela informa também que para agilizar
o atendimento, todos os contribuintes que retiram a senha na recepção passam
primeiro por uma triagem. “Muitas vezes não é necessário que o contribuinte
aguarde atendimento, por isso temos um guichê exclusivo para a triagem, além de
um guichê somente para profissionais liberais não agendados e quatro guichês
para atendimento em geral”, comenta.
A secretaria também disponibiliza um
mural com informações importantes ao contribuinte, como, por exemplo, lista de
nomes de despachantes habilitados e modelos de projetos de unificação,
remanejamento e desdobro de lotes.
A Seurb está localizada no andar
térreo do Paço Municipal (Av. Presidente Kennedy, nº 9000 no bairro Mirim). O
horário de atendimento é das 8h30às 16. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo
telefone (13) 3496-2027.
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