quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Alunos do ProJovem conscientizam moradores da Vila Sônia e Melvi

Nomeada como AUE, ação focará na sustentabilidade social


Cada vez mais discutido nos últimos anos, a sustentabilidade ambiental chega à sala de aula do programa ProJovem. Nestas quinta e sexta-feira (10 e 11), às 10 e às 14 horas, respectivamente, cerca de 130 jovens, divididos em dois grupos, vão às ruas dos Bairros Vila Sônia e Melvi conscientizar a população a não jogar lixo em vias públicas. A ação recebeu o nome de AUE (Adolescentes Unidos Dando Exemplo), dado pelos próprios alunos. Criado pelo Governo Federal, o programa funciona dentro dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
No primeiro dia, a concentração dos jovens para o mutirão será no CRAS Vila Sônia, que fica dentro da unidade do Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe) Vila Sônia, localizado na Rua João Andrade Jesus, s/nº. Já no segundo, os alunos reúnem-se em frente ao Programa de Integração e Cidadania (PIC) Melvi, na Rua Professora Heleny Rosa, s/n, Bairro Melvi.
Durante a atividade, os jovens farão a coleta de lixo reciclável espalhado nas vias públicas. Além disso, eles conscientizarão os moradores entregando folders e explicando a importância de se destinar corretamente os resíduos. “O tema faz parte da grade de assuntos discutidos durante o ano com eles. E o interessante é que, desde o começo, os alunos estão envolvidos com o projeto”, destacou a chefe da Divisão de Proteção Social Básica da Secretaria de Promoção Social (Sepros), Gisele Domingues.
Segundo a chefe da Divisão de Proteção Social Básica os jovens estarão paramentados, todos uniformizados, com sacos de lixo e vassoura em mãos. “O ProJovem destaca a importância da cidadania, conscientizando-os de que todos têm o seu papel perante a sociedade. Nas aulas, eles discutem ainda sobre cultura, valores familiares, meio ambiente, profissionalização, sexualidade, entre outros”, completou.
Seguindo as discussões sobre a conservação do meio ambiente, no dia 24 de novembro (quinta-feira), os jovens encenam a peça teatral “Meio Ambiente e os Direitos Humanos”. O espetáculo, que será apresentado na sede do CRAS Vila Sônia, terá duas sessões, ocorrendo as 9 e as 15 horas. “Vale ressaltar, que até para dar exemplo, todo o figurino do teatro foi confeccionado pelos próprios jovens, utilizando material reciclável”, finalizou Gisele Domingues.


Nenhum comentário:

Postar um comentário