quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Camisinha gigante é atração para campanha contra a AIDS

Preservativo inflável atinge até três metros de altura e será montado no Cemas
No Dia Mundial de Combate a Aids, que acontece quinta-feira (1/12), para chamar a atenção da população a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) vai utilizar uma camisinha gigante. O equipamento inflável alcança a altura de três metros e será montado em frente à sede do Programa DST/AIDS, no Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas), no Bairro Guilhermina. No local, haverá distribuição de preservativos e realização de exames Anti HIV.
O evento encerra a mobilização para a campanha Fique Sabendo, que começou no dia 24 de novembro, com postos de realização de testes rápidos Anti HIV distribuídos em seis locais estratégicos de Praia Grande. Os exames também estão disponíveis nas unidades básicas de saúde, até o meio-dia, porém os testes serão realizados de forma convencional e os resultados são conhecidos após 15 dias.
Neste ano, foram descobertos 40 casos novos da doença. Mais de 700 pessoas recebem medicamentos antiretrovirais, para tratamento de AIDS, no Município. Segundo a coordenadora do programa na Cidade, Simone de Lara Castro, os testes rápidos podem ser feitos por qualquer pessoa, principalmente por aquelas que expostas a riscos sexualmente, e os resultados saem em 15 minutos.
Uma gota de sangue retirada do dedo é suficiente para determinar o valor do reagente e obter um diagnóstico com 99,9% de exatidão.
A recomendação é para que todos que tenham uma vida sexual ativa usem o preservativo, mesmo nas relações sexuais estáveis. “Por isso, escolhemos o preservativo gigante para conscientizar as pessoas a terem maior cautela em seus relacionamentos”, orienta a coordenadora do programa DST/AIDS.
A mobilização do Fique Sabendo acontece das 8h30 às 19 horas. O Cemas fica na Avenida Presidente Kennedy, 1.491.

Nenhum comentário:

Postar um comentário