quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Farmácia de Alto Custo tem novo endereço

O serviço passa a funcionar no prédio da Unidade Básica de Saúde do bairro Ocian
A partir de segunda-feira (5), o setor de distribuição de remédios de alto custo, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), estará funcionando em novo endereço. Com melhores acomodações e localização, a Farmácia de Alto Custo ficará ao lado da Unidade Básica de Saúde do bairro Ocian, na Avenida dos Sindicatos, 635, esquina com a Avenida Pres. Kennedy. Até o fim de dezembro, mais de 2.000 pessoas serão beneficiadas pelo serviço na Cidade.
A mudança de endereço foi necessária para atender melhor os pacientes, já que espaço anterior era provisório até que fossem concluídas as obras de ampliação. O novo posto conta com salas de espera com ar condicionado, bebedouro e sanitários individuais. O fácil acesso é outra vantagem, pela proximidade com pontos de ônibus e com centro comercial do bairro.
De acordo com o secretário de Saúde Pública, Adriano Springmann Bechara, a seção de distribuição de medicamentos de alto custo deve absorver logo toda a demanda de pacientes da Cidade. “Iniciamos o serviço em julho, evitando que mais de 600 pessoas se deslocassem até Santos para obter os medicamentos. Com o atendimento de mais cinco patologias, esperamos que o número de beneficiados chegue a mais de 2 mil pessoas antes do fim do ano”, disse.
Conforme a responsável pelo setor, a enfermeira Elizete Aparecida Câmara, atualmente existem aproximadamente 1.700 pacientes atendidos em pelo menos 50 patologias, restando apenas quatro tipos a serem contemplados. “Nos próximos dias, já estaremos dispensando medicamentos para portadores de alzheimer, esquizofrenia, parkson, artrose e artrite”, afirmou.
Segundo a enfermeira, a farmácia recebe diariamente entre 90 e 150 pacientes, muitos deles novos pacientes. Só nos últimos 40 dias, mais de 270 novas pessoas passaram a receber os medicamentos.
Nas farmácias comuns, os pacientes teriam de gastar de R$ 100,00 a R$ 2 mil com os remédios e, dependendo da patologia e das quantidades administradas, o custo pode representar uma soma maior. Em geral, são prescrições médicas de uso contínuo para tratamento de doenças crônicas e raras. Por seus custos, a dispensação obedece regras e critérios específicos.
Para requerer o direito, é preciso passar por consulta em uma das unidades de saúde e obter a prescrição médica. Depois, basta se dirigir à Farmácia de Alto Custo. Para o cadastro, é necessário levar cópia dos documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de endereço) e deixar um telefone de contato.
O atendimento é feito mediante agendamento e o horário de funcionamento, a partir de agora, passa a ser ininterrupto, das 9 às 16 horas (sem intervalo para o almoço).

Nenhum comentário:

Postar um comentário