segunda-feira, 7 de novembro de 2011

PG investirá R$ 42 milhões na remodelação da Avenida Ayrton Senna

Com a obra serão eliminados os cinco semáforos e cruzamentos da via


Praia Grande investirá total de R$ 42 milhões na remodelação completa da Avenida Ayrton Senna, principal via que dá acesso ao Município. Serão construídos dois viadutos (um na frente do Litoral Plaza Shopping e outro no trevo ‘Y’, na altura do Makro) com passagens inferiores e retornos, semelhantes aos já existentes na Via Expressa Sul. A Secretaria Municipal de Obras Públicas é responsável pela ação.
Com a remodelação serão eliminados os cinco semáforos e cruzamentos da via. Com o isolamento do tráfego, haverá maior fluidez no sentido Litoral Sul, para quem retorna à Capital em direção à Rodovia dos Imigrantes ou ainda às demais cidades da região da Baixada Santista como São Vicente e Santos.
“Praia Grande está fazendo sua parte, eliminando todos os faróis da via. Desta forma ocorrerá maior fluidez do trânsito, o que beneficiará munícipes e turistas. Trata-se de projeto que estava dentro do plano desta Administração”, declarou o prefeito praiagrandense, Roberto Francisco dos Santos.
A primeira etapa da obra ocorreu em junho com a demolição do antigo portal de entrada da Cidade. A retirada da estrutura de ferro e concreto durou apenas seis dias, quatro a menos que o prazo previsto inicialmente. O método utilizado fez com que o processo ganhasse em agilidade. O portal foi cortado em fatias. Sem causar sujeira ou problemas que afetassem o trânsito. Um guindaste içou os pedaços. Após este procedimento os profissionais transportaram o material para local apropriado.
Na segunda-feira (7) teve início a nova etapa da obra. Todos os esforços estão concentrados nas duas faixas marginais da Avenida Ayrton Senna. Os trabalhos se estenderão até o dia 23 de dezembro e serão retomados no dia 10 de janeiro de 2012. A medida visa evitar maiores problemas no trânsito para munícipes e turistas naquele local.
“Até o final do ano os dois desvios nas marginais estarão concluídos. Com as pistas de cada lado abertas teremos condições de iniciarmos a abertura do buraco para fazer o primeiro viaduto, na frente do Litoral Plaza Shopping”, explicou o titular da Seop, Luiz Fernando Lopes.
Alça de acesso – Paralelo a essa fase, a Seop está construindo alça de acesso para os motoristas que estão na Avenida Marechal Mallet e querem seguir para Via Expressa Sul.
Após a conclusão deste serviço os veículos poderão entrar diretamente na pista sem a necessidade de pegar a Avenida Doutor Roberto de Almeida Vinhas, passar sob o primeiro viaduto e seguir pela Ministro Marcos Freire até o acesso, como ocorre atualmente.
“Com esta nova saída o trânsito ganhará em agilidade naquele setor do Município. De acordo com o cronograma da secretaria esta obra deverá ficar pronta ainda esta ano”, comentou Lopes.
Viadutos - Localizado na frente no Litoral Plaza Shopping, o primeiro viaduto terá extensão de 300 metros, ficará com 4 metros de altura, e contará com passagens inferiores e retornos, no estilo mão inglesa. O canteiro central da Avenida Ayrton Senna da Silva será diminuído, permitindo criação de três faixas no sentido Praia Grande -São Vicente e outras três no sentido contrário.
A segunda parte da obra, que compreende a construção de um viaduto no trevo “Y” (em frente ao Makro) iniciará apenas após final do primeiro setor. O padrão seguirá o estabelecido nos trabalhos desenvolvidos no viaduto na frente do Litoral Plaza Shopping.
Novo portal - O projeto do novo portal é um misto de modernidade e acessibilidade. A construção de um arco, maior e mais moderno, alcançará todas as pistas e funcionará como passarela para os pedestres. O local contará com elevadores nas laterais destinados as pessoas portadoras de deficiência física.
Esse acesso interligará os dois pontos de ônibus e evitará que as pessoas se exponham ao risco de atropelamentos. Veículos saindo ou chegando ao shopping também terão acessos inferiores exclusivos, sem interrupções por semáforos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário