sexta-feira, 4 de novembro de 2011

PG tem queda de 64% no número de acidentes com ciclistas

No período de janeiro a setembro foram 52 ocorrências, contra 147 em 2010
Praia Grande apresentou queda de 64,6% no número de acidentes de trânsito envolvendo ciclistas de janeiro a setembro de 2011, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em 2010 foram 147 casos contra 52 este ano. Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Setransp) a redução está diretamente relacionada às ações de infraestrutura na área e de educação que vêm sendo desenvolvidas na Cidade em favor dos ciclistas. Além disso, também no período de janeiro a setembro, Praia Grande apresentou queda de 10,16% no número total de acidentes com 1496 registrados em 2010 e 1344 este ano.
Segundo o secretário de Trânsito e Transporte de Praia Grande, Eduardo Rodrigues Xavier, a Administração Municipal acredita que a melhor maneira de evitar acidentes e infrações no trânsito é a orientação. “O aprendizado gera a mudança de atitudes e a adoção de comportamentos seguros resulta na melhoria da segurança no trânsito. Por isso, realizamos atividades educativas de rua durante o período de janeiro a agosto e, de setembro a dezembro, a prioridade são as campanhas educativas desenvolvidas nas unidades escolares”, explicou.
Ainda segundo Eduardo Xavier, a expectativa é que, até o final do ano, o número de acidentes de trânsito na Cidade apresente queda ainda maior. “Devido às ações de educação no trânsito e investimentos que a Administração Municipal tem feito em infraestrutura viária, notamos que o número de acidentes não acompanhou o aumento de veículos emplacados na Cidade, frota que apresenta uma média de crescimento de 12,7% ao ano”.
Ciclista Cidadão – Com o intuito de mapear ciclistas residentes na Cidade com a entrega de cartilhas educativas e de adesivos numerados, desde setembro, a Setransp está realizando o projeto Ciclista Cidadão. No total serão distribuídos 50 mil Manuais do Ciclista Cidadão, que contêm normas de trânsito específicas e dicas de segurança. Dentro do manual também há uma ficha de identificação. Somente após preencher o cadastro o ciclista receberá o adesivo numerado, que deverá ser colados na lateral das bicicletas como forma de identificação. “Com o mapeamento dos ciclistas, poderemos realizar trabalhos mais direcionados e, assim, prevenir ainda mais possíveis acidentes”, concluiu o secretário.
Ciclovias - Com 76,5 quilômetros construídos, Praia Grande é a cidade com maior número de ciclovias na Baixada Santista, e uma das principais em todo o País. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, na Cidade, até o ano de 2009, 92.573 pessoas possuíam bicicletas. Destas, estima-se que cerca de 60 mil usem o veículo como principal meio de transporte.
Desde que o Município começou a ganhar ciclovias, o número de acidentes envolvendo bicicletas caiu aproximadamente 30%, de 258 em 2004 (ano que foi realizado o primeiro levantamento sobre o tema) para 179 em 2010. A Associação Brasileira de Ciclistas já homenageou Praia Grande duas vezes (anos 2007 e 2008) com o troféu “Cidade Amiga da Bicicleta”.
Além disso, em 2010 Praia Grande foi homenageada com o troféu Cidade Amiga da Bicicleta, entregue pelo Instituto Pedala Brasil e União de Ciclistas do Brasil, durante o evento Bicicultura, realizado na cidade de Sorocaba no mês de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário