quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PM de Praia Grande recebe tablets e terminais portáteis

Prefeito Roberto Francisco parabenizou o investimento
Mais agilidade no atendimento de ocorrências policiais, monitoramento e atualizações de informações em tempo real. Estes são os principais resultados obtidos com a instalação de 49 tablets, chamados de Terminais Móveis de Dados (TMD), nas viaturas da Polícia Militar de Praia Grande (PM). Os equipamentos permitem a consulta de informações de pessoas, veículos e armas, além de funcionar como um GPS e fonte de mapas da Cidade. Além disso, policiais que trabalham sem o auxilio de veículos ganharam 76 aparelhos localizadores, chamados de Terminais Portáteis de Dados (TPD), com funções semelhantes aos TMDs. Ambos os equipamentos já estão sendo implantados e a previsão da PM é que, já na próxima semana, todos já estejam em funcionamento nas operações de rua.
O coordenador operacional do 45º BPMI, major PM Alexandre de Almeida Costa, explicou o funcionamento dos equipamentos. “Antes de sair da base eles já são cadastrados nos terminais informações sobre a guarnição, como o setor em que eles vão trabalhar e quais policiais foram encaminhados para a ocorrência. Como os equipamentos são ligados ao banco de dados da PM, o COPOM online, podemos acompanhar sua trajetória e localização, agilizando assim o encaminhamento deles, no caso de alguma nova ocorrência”.
Major Almeida Costa informou também que os equipamentos descongestionarão a rede estadual da polícia. “Todo o trabalho agora será feito online, não tendo mais a necessidade de os polícias pedirem informações via rádio para a base. Caso precise consultar algum dado, como o RG de um suspeito, por exemplo, ele mesmo pode fazer isso diretamente da sua viatura, tudo em tempo real”. Major Almeida Costa informou também que os policiais passaram por capacitação na última semana para aprenderem a utilizar o equipamento.
No caso dos TPDs, major Almeida Costa explicou que o uso é obrigatório para os policiais que trabalham com motos, bicicletas e em ostensiva sem veículos. “Os equipamentos têm o tamanho de um celular e ficarão afixados na vestimenta do policial. Além de apontar a localização dele, o TPD também tem um dispositivo de segurança, que poderá ser acionado caso haja necessidade de reforços”.
O prefeito de Praia Grande, Roberto Francisco dos Santos, parabenizou a iniciativa do Governo do Estado ao investir em tecnologias para a PM. “Com estas melhorias, acredito que a polícia realizará um trabalho ainda mais eficaz e ágil. Apesar de segurança pública ser de competência estadual, a Prefeitura de Praia Grande auxilia a PM através da Central de Vídeo Monitoramento, que atualmente conta com 1530 câmeras espalhadas na Cidade, e trabalha em algumas ações conjuntas em esquema de Força-Tarefa”.
Prefeito Roberto Francisco explicou que, em breve, relatórios impressos que atualmente são enviados pela PM à Prefeitura serão todos informatizados e cadastrados em tempo real pela internet. “Além das funções de pesquisas já existentes nos novos equipamentos da PM, disponibilizaremos um banco de dados onde os policiais poderão cadastrar ocorrências de competência municipal que possam se deparar durante suas atividades. Ações como depósito irregular de materiais inservíveis em terrenos baldios entre outras coisas serão repassados para a Administração Municipal via internet”, concluiu o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário